A tentativa de revolução dos trens noturnos na Europa enfrenta obstáculos significativos, como visto no caso da Midnight Trains, que recentemente anunciou o encerramento de suas operações. Adrien Aumont, fundador da empresa, expressou sua tristeza ao ver seu sonho de criar uma rede de trens noturnos de luxo interligando grandes cidades europeias não se concretizar.
Antes do fechamento da Midnight Trains, a demanda por viagens de trem noturnas estava em alta, com os viajantes buscando opções mais sustentáveis em meio a preocupações ambientais e experiências complicadas de viagem aérea. No entanto, as barreiras para startups que tentam entrar nesse mercado são praticamente intransponíveis.
Apesar das novas regras de acesso aberto que permitiriam a entrada de novos operadores na rede ferroviária europeia, poucos conseguiram se estabelecer com sucesso. Exemplos como o Snälltåget, da Suécia, e o Regiojet, da República Tcheca, operam algumas rotas noturnas, porém enfrentam desafios semelhantes.
O European Sleeper, que conseguiu iniciar operações entre Bruxelas, Amsterdã e Berlim, enfrentou dificuldades para obter vagões adequados e horários viáveis. A falta de apoio financeiro e a burocracia envolvida na obtenção de licenças de operação são apenas alguns dos desafios enfrentados pelos novos operadores.
A competição no mercado ferroviário europeu é dominada pelas empresas estatais, que recebem apoio governamental e têm vantagens injustas sobre os novos concorrentes. A falta de investimento em projetos complexos e de longo prazo, como os trens noturnos, dificulta sua revitalização e crescimento.
Apesar dos avanços feitos por empresas como a ÖBB, que revitalizou rotas noturnas com sucesso, a Europa ainda não viu a tão esperada revolução nos trens noturnos. A demanda cresce, mas os desafios financeiros, operacionais e políticos continuam a impedir o florescimento desse setor.
Em suma, é necessário um esforço conjunto da União Europeia e dos estados membros para criar um ambiente mais favorável aos novos operadores de trens noturnos. A intervenção para financiar a aquisição de novos vagões especializados pode ser uma solução para eliminar um dos principais obstáculos enfrentados pelas empresas iniciantes.
A Midnight Trains e outras startups enfrentaram desafios significativos ao tentar entrar no mercado de trens noturnos. A esperança é de que, com mudanças nas políticas e investimentos adequados, a Europa possa finalmente testemunhar a tão aguardada revolução nos trens noturnos.
Leia a matéria na integra em: CNN Viagem e Gastronomia
Morar bem e ter aquele lugar para relaxar pode ser a chave para um estilo de vida de sucesso e sofisticação.
Que tal viver e ter um imóvel nas melhores regiões no Rio de Janeiro?
Conheça as oportunidades que temos na Zona Sul, Barra da Tijuca, Itaipava, Angra dos Reis e Búzios.
Acesse nossa Loja de Imóveis e me chame para uma conversa. « Guleal.com »
Vamos te ajudar a encontrar um lugar para viver tudo que você merece nessa vida. Invista em você e tenha um patrimônio sólido a sua escolha nos 4 melhores lugares do estado do Rio de Janeiro!