O pão de queijo, quitute tão querido pelos brasileiros, tem um dia especial para celebrá-lo: 17 de agosto. Embora Minas Gerais reivindique a paternidade dessa iguaria, São Paulo é o estado que mais consome o pão de queijo, seguido pelo Rio de Janeiro, segundo pesquisa da EDC São Paulo.
A data do Dia Nacional do Pão de Queijo surgiu de uma forma inusitada, promovida pela apresentadora Ana Maria Braga em seu programa de televisão. Após o concurso “O Melhor Pão de Queijo do Brasil” tornar-se um evento sério, a tradição se consolidou, promovendo a popularização do quitute.
Com o desenvolvimento da cultura queijeira a partir do século 18, o pão de queijo tornou-se cada vez mais presente no cotidiano dos brasileiros. Feito com polvilho, um ingrediente indígena derivado da mandioca, o pão de queijo é extremamente versátil e pode ser consumido puro ou com diversos recheios, sejam doces ou salgados.
Em meio a tantas variações da receita, a chef Andreza Luisa, natural de Minas Gerais, inovou ao criar um sorvete de pão de queijo, servido com calda de goiabada e crumble de castanhas em seu restaurante Belô Café. Ela destaca a importância da casquinha crocante e dourada, dos queijos estourados por fora e da massa completamente assada para garantir a qualidade do pão de queijo.
Para a chef Mari Adania, a escolha dos ingredientes, especialmente do polvilho, é fundamental para a textura do pão de queijo. Ela prefere utilizar uma mistura de polvilho doce e azedo, enquanto Andreza mantém a tradição da família com o polvilho azedo e queijo meia-cura de boa qualidade. Ambas concordam que queijos mais firmes e com sabor mais forte, como o parmesão, são ideais para o preparo.
Além das versões tradicionais, o pão de queijo tem conquistado espaço em versões recheadas e até fritas, como a sugestão do chef André Mifano do restaurante Donna. O pão de queijo recheado com linguiça, requeijão de raspa ou pernil assado tem agradado os paladares mais exigentes, enquanto os recheios doces, como goiabada e doce de leite, também fazem sucesso.
Em resumo, o pão de queijo é muito mais do que um simples quitute, é uma tradição que atravessa gerações e culturas, conquistando cada vez mais os brasileiros em suas diversas versões e sabores. A cada mordida, uma nova descoberta para os apreciadores dessa iguaria tão amada.
Portanto, neste Dia Nacional do Pão de Queijo, que tal saborear essa delícia tão brasileira e se deliciar com as inúmeras possibilidades que esse quitute oferece? Afinal, em cada pedaço de pão de queijo há uma porção de história, tradição e sabor a ser apreciado.
Leia a matéria na integra em: CNN Viagem e Gastronomia
Morar bem e ter aquele lugar para relaxar pode ser a chave para um estilo de vida de sucesso e sofisticação.
Que tal viver e ter um imóvel nas melhores regiões no Rio de Janeiro?
Conheça as oportunidades que temos na Zona Sul, Barra da Tijuca, Itaipava, Angra dos Reis e Búzios.
Acesse nossa Loja de Imóveis e me chame para uma conversa. « Guleal.com »
Vamos te ajudar a encontrar um lugar para viver tudo que você merece nessa vida. Invista em você e tenha um patrimônio sólido a sua escolha nos 4 melhores lugares do estado do Rio de Janeiro!