Zaha Hadid Architects divulga o plano vencedor para a transformação da zona industrial de Nápoles

0

Proposta do Zaha Hadid Architects para o Masterplan de Napoli Porta Est

Reconectar o tecido urbano fragmentado de Nápoles é o principal objetivo da proposta do Zaha Hadid Architects (ZHA) para o masterplan de Napoli Porta Est, que foi premiada no concurso de design. A iniciativa visa promover uma transformação urbana sustentável e resiliente na zona industrial deteriorada da cidade italiana. O masterplan introduz uma infraestrutura adaptável, além da criação de um novo parque urbano e da recuperação das antigas ferrovias para uso público.

Um dos elementos arquitetônicos mais marcantes do masterplan é a nova sede da Região da Campânia. Concebida como um hub cívico acessível, as torres combinam alto desempenho energético com estratégias bioclimáticas. Sua forma compacta otimiza a eficiência energética, enquanto um sistema de fachada dinâmica atenua a absorção de calor solar e maximiza a luz natural. Aberturas voltadas para o norte permitem que a luz natural penetre nos edifícios sem ofuscamento excessivo, reduzindo a dependência de iluminação artificial. Estratégias de resfriamento passivo, telhados verdes e um sistema híbrido de construção em concreto e aço ajudam o projeto a atingir suas metas de sustentabilidade.

Zaha Hadid Architects revela masterplan premiado para a transformação da zona industrial de Nápoles

A ampliação do parque urbano para reconectar Nápoles com a natureza

A região leste de Nápoles enfrenta há muito tempo barreiras físicas e psicológicas, resultantes de seus pátios ferroviários abandonados e locais industriais em desuso. Essas áreas são isoladas e consideradas inseguras, e os espaços públicos inadequados dificultam a mobilidade e a interação social. A visão da equipe de arquitetos para o antigo pátio de manutenção ferroviária e sua zona industrial está em andamento em um dos maiores projetos de regeneração urbana da Europa, abrangendo 15 hectares, semelhante ao desenvolvimento de King’s Cross em Londres.

Central ao masterplan de Napoli Porta Est está a multiplicação de espaços verdes que reconectam a cidade à natureza. O Zaha Hadid Architects, em colaboração com a arquiteta paisagista americana Martha Schwartz, transformará mais de 10 hectares em um amplo parque urbano, contendo árvores nativas e paisagens biodiversas. O plano também propõe ambientes amigáveis para pedestres, com calçadas sombreadas e praças que se estendem desde a Porta Nolana até o novo parque e os centros de transporte.

O projeto de masterplan visa reconectar o tecido urbano fragmentado da cidade

Aumentando a acessibilidade e a caminhabilidade da cidade

O masterplan Napoli Porta Est recupera mais de 30 hectares de terras degradadas, incluindo a antiga fábrica Manifattura Tabacchi e outros edifícios negligenciados na zona industrial de Feltrinelli, para criar espaços cívicos vibrantes. Além disso, a proposta vencedora estabelece a base para um futuro desenvolvimento, visando a transformação de mais de 100 hectares de terrenos industriais obsoletos, como o depósito de petróleo Q8, em um novo bairro urbano rico em comodidades públicas.

Um aspecto central do projeto é a resolução da severa congestão de tráfego que os residentes da área enfrentam diariamente. Ao redesenhar um dos principais nós de Nápoles, que serve como uma porta de entrada para a rede de transporte nacional, o projeto facilita a conectividade multimodal entre o Centro Direzionale, a Estação Napoli Centrale e os distritos vizinhos. A adição de uma nova estação ferroviária regional e de infraestrutura para pedestres, incluindo uma passarela elevada que liga ao Centro Direzionale, melhora a acessibilidade e a caminhabilidade.

O local estava abandonado e deteriorado por décadas

Introduzindo estratégias de sistemas fotovoltaicos e água reciclada

O Zaha Hadid Architects incorpora estratégias de resiliência climática de ponta, tendo em mente o compromisso de Nápoles com o desenvolvimento urbano sustentável. O conceito de um bairro pedonal reforça a conectividade local, diminuindo a dependência de automóveis. Os espaços públicos integram os princípios da "cidade esponja", absorvendo águas pluviais para mitigar inundações e os efeitos das ilhas de calor urbano. Um sistema fotovoltaico de 7.000 metros quadrados alimenta a infraestrutura essencial, enquanto sistemas de água reciclada reduzem o consumo de água potável em 60%. A energia geotérmica complementa as necessidades de aquecimento e resfriamento, alinhando o projeto com as normas LEED Platinum e Classe A NZEB.

A nova Sede da Região da Campânia é um elemento arquitetônico definidor dentro do masterplan

Informações sobre o projeto

Nome: Masterplan de Napoli Porta Est
Arquiteto: Zaha Hadid Architects
Localização: Nápoles, Itália
Equipe projetual: Zaha Hadid Architects
Diretor responsável: Michele Pasca di Magliano
Diretor (transporte e TOD): Filippo Innocenti
Diretor de design: Maria Tsironi
Associados do projeto: Andrea Balducci Caste, Cristina Barrios Cabrera, Domenico Di Francesco, Torsten Broeder, Vincenzo Barilari
Equipe de design: Bechara Malkoun, Cemre Demirci, Cherry Lee, Ghanem Younes, Hanadi Izzuddin, Haoyue Zhang, HyunJin Kim, Irfan Bhakrani, Martina Rosati, Olivia Dolan, Sera Su Abac, Yaseen Bhatti, Jing Xu
Sustentabilidade: Abhilash Menon, Aditya Ambare, Bahaa Alnassrallah, Disha Shett
Arquitetura local: Barracco Smith
Engenharia estrutural: Interpogetti SRL
Engenharia M&E: Macchiaroli & Partners
Design paisagístico: Martha Schwartz Partners
Consultoria de custos: BC Consulting
Tráfego e mobilidade urbana: MiC-HUB

Este ambicioso projeto não apenas revitalizará uma área negligenciada de Nápoles, mas também funcionará como um modelo de desenvolvimento urbano sustentável para outras cidades ao redor do mundo.

Leia a matéria na integra em: Designboom


Acesse nossa Loja de Imóveis e me chame para uma conversa. « Guleal.com »

Vamos te ajudar a encontrar um lugar para viver tudo que você merece nessa vida. Invista em você e tenha um patrimônio sólido a sua escolha nos 4 melhores lugares do estado do Rio de Janeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *