Ônibus Lilás: Acolhimento e serviços para mulheres em Areal
A primeira parada ocorreu na Escola Municipal Santo Antônio dos Portões, seguida pela visita à Escola Municipal Dona Maria Barbosa, localizada no Quilombo Boa Esperança. A secretária de Estado da Mulher, Heloisa Aguiar, destacou a importância do serviço: “Estamos voltados especialmente para mulheres indígenas, quilombolas, ribeirinhas e que vivem no interior. Em parceria com a Fundação Leão XIII, a Defensoria Pública e as prefeituras, nosso objetivo é levar acolhimento e atendimento a todas as mulheres fluminenses.”
A iniciativa já trouxe impactos positivos nas comunidades assistidas. Sandra Fonseca, moradora do Quilombo Boa Esperança, expressou sua gratidão: “Esse Ônibus Lilás foi tudo para nossa comunidade. Resolveu os problemas de muita gente aqui. Quem mora na roça não tem acesso a esses serviços. A equipe veio na nossa casa para resolver o que não conseguimos sozinhas. É muita gratidão. Foi um presente de Natal.”
Stephanie Barbosa, líder comunitária do Quilombo, também comentou sobre a importância da ação: “A presença do Ônibus Lilás no nosso território significa progresso, segurança e esperança. Através dessa ação, conseguimos avançar nas nossas demandas, especialmente em relação à segurança e violações de direitos. Ter o apoio do Estado aqui dentro é crucial. Somos gratos por essa parceria.”
Serviços oferecidos:
• Acolhimento e orientação jurídica, psicológica e social (Secretaria de Estado da Mulher)
• Isenções para habilitação para casamento, 2ª via de RG, certidão de nascimento, certidão de casamento e certidão de óbito (Fundação Leão XIII)
• Testes rápidos para ISTs, glicose e aferição da pressão arterial (Secretaria Municipal de Saúde)
• Orientação e prevenção contra dengue e escorpiões (Secretaria Municipal de Saúde)
• Assistência e orientação jurídica (Defensoria Pública)
• Atendimento e orientação psicossocial e jurídica (CREAS)
• Informações e atualização de cadastros de benefícios sociais (CRAS)
Sobre o Ônibus Lilás
Criado em 2011 durante a IV Marcha das Margaridas, o Ônibus Lilás é um equipamento em co-gestão entre a Secretaria de Estado da Mulher e o Governo Federal. No Rio de Janeiro, conta com o apoio da Fundação Leão XIII para questões relacionadas à documentação, além da colaboração da Faetec, da Defensoria Pública do Estado e das prefeituras locais por onde o ônibus circula.
A superintendente de Enfrentamento às Violências, Giulia Luz, destacou as características do atendimento: “O suporte é acolhedor e individualizado, ajustando-se às necessidades de cada mulher. Profissionais de psicologia e assistência social estão disponíveis para oferecer apoio emocional e suporte psicossocial. Além disso, uma especialista em Direito irá fornecer orientação jurídica, esclarecendo direitos, medidas protetivas e auxiliando no encaminhamento para serviços especializados, se necessário.”
Leia a matéria na integra em: www.rj.gov.br
Acesse nossa Loja de Imóveis e fale conosco sobre a compra ou venda da sua propriedade.« Guleal.com »
Obs: Artigos de clipping adaptados e gerados automaticamente por consulta na web com menção da fonte original. Se for algum motivo você acredita que esse artigo está em desacordo. Solicite ajustes ou remoções pelo email: remova@blog.guleal.com.br