Madeira de lariço escura reciclada reveste as fachadas das cabanas Aum em meio à paisagem montanhosa do Cazaquistão

0

Cabines Elevadas de Baixo Impacto por Arthur Kariev Architects

Situadas a 1.650 metros de altitude na encosta norte da cordilheira Trans-Ili Alatau, as cabines AUM, projetadas por Arthur Kariev Architects, estão localizadas nos arredores do Parque Nacional Ile Alatau, a 25 quilômetros ao sul de Almaty, no Cazaquistão. O projeto é composto por duas cabines de hóspedes, pensadas para acolher visitantes e possibilitar o acesso às paisagens montanhosas da região de Tien Shan, no Cazaquistão. A proposta enfatiza a preservação ambiental e o mínimo impacto sobre o local.

A concepção arquitetônica busca a integração entre a construção e seu contexto natural. Para minimizar a perturbação do terreno, as cabines foram erguidas utilizando painéis SIP (Structural Insulated Panels) com estrutura de madeira, assentados sobre estacas de metal, eliminando a necessidade de fundações profundas. Todos os serviços de utilidade foram instalados de forma subterrânea para preservar a topografia original, enquanto uma nascente próxima fornece água limpa. O aquecimento é garantido por aquecedores a gás. Um dos elementos centrais do projeto é a reutilização de materiais salvados. As fachadas externas são revestidas com madeira de larício recuperada, proveniente de estruturas desmanteladas nas Montanhas Altai, no leste do Cazaquistão. Essas tábuas, extraídas principalmente de telhados antigos, foram escolhidas por sua textura envelhecida, marcada por musgos, mofos e o tempo. O material foi coletado e transportado através do país antes de ser selecionado e montado no local, mantendo os pregos originais.

Fachadas das cabines AUM revestidas com madeira recravada

Foto: Ilya Ivanov

Layouts Internos das Cabines AUM com Raízes na Tradição Cazaque

A equipe da Arthur Kariev Architects projetou as duas cabines para desempenharem funções distintas. Uma delas conta com dois dormitórios, janelas panorâmicas do chão ao teto voltadas para o leste e um banheiro compartilhado. A segunda cabine apresenta uma kitchenette, sala de estar com uma biblioteca e um banheiro com vista para as montanhas a oeste. A área de estar é organizada em torno de um fogão a lenha, cercado por azulejos artesanais em tons de verde e azul profundo. As áreas de estar incluem tapetes tradicionais de syrmaq com motivos regionais, produzidos por artesãos locais. Os acabamentos interiores são minimalistas e voltados à funcionalidade. A maior parte das paredes internas é revestida com compensado tratado para resistência à umidade e ao fogo, exceto nos banheiros. O espaço é projetado para oferecer flexibilidade, permitindo que os ocupantes adaptem a disposição conforme suas necessidades individuais.

O projeto combina princípios e materiais de construção tradicionais cazaques com métodos contemporâneos. Busca-se, assim, reduzir o impacto ambiental ao mesmo tempo em que se oferece um espaço funcional e adaptável, que mantém uma relação direta com a paisagem ao redor.

Cabines AUM situadas nas montanhas do Cazaquistão

As cabines AUM oferecem acesso às montanhas do Tien Shan

Cabines projetadas para acomodar visitantes em um ambiente natural

Construção com painéis SIP para minimizar perturbação do local

Leia a matéria na integra em: www.designboom.com


Acesse nossa Loja de Imóveis e me chame para uma conversa. « Guleal.com »

Vamos te ajudar a encontrar um lugar para viver tudo que você merece nessa vida. Invista em você e tenha um patrimônio sólido a sua escolha nos 4 melhores lugares do estado do Rio de Janeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *