Madriguera Eco Reserve: A Integração da Arquitetura com a Natureza
Localizada na Sierra de Arteaga, no México, a Madriguera Eco Reserve Stays é a primeira iniciativa do Glampeer, um projeto voltado para o turismo de natureza nas montanhas que busca conectar a arquitetura ao meio ambiente. Assinada pelo escritório S-AR, a reserva é um exemplo de como estruturas construídas podem não apenas coexistir, mas também realçar a beleza da paisagem ao redor.
Esta fase inicial do projeto conta com duas cabanas, Cabaña Conejos e Cabaña Liebre. Embora cada uma tenha programas espaciais distintos, ambas compartilham uma paleta de materiais homogênea, que inclui madeira, concreto, aço e vidro. Situadas na encosta ocidental do terreno, as cabanas foram planejadas para maximizar a vista de uma cadeia de montanhas próxima, aproveitando a topografia para proporcionar acesso visual ao vale e à floresta circundante.
Imagem: Recording Architecture
Design Sustentável nas Cabanas Cabaña Conejos e Cabaña Liebre
A Cabaña Liebre, de dimensões compactas, possui um espaço interno que inclui banheiro e cozinha, com uma estrutura híbrida de suportes em concreto e estrutura de aço, revestida por tábuas de madeira bem isoladas termicamente. Dentro dela, um bloco de concreto abriga o banheiro e o armazenamento. Uma varanda circunda a cabana, proporcionando espaço externo que pode ser adaptado para recursos temporários, como uma lareira portátil.
Por outro lado, a Cabaña Conejos é maior e atende a várias funções, como dormir, cozinhar e viver, com a flexibilidade de mudar a configuração interna de acordo com a necessidade de ocupação. Essa cabana é construída com paredes de blocos de concreto, sistemas de lajes leves e revestida externamente com tábuas de madeira preta termicamente isoladas. O interior apresenta pisos de madeira com acabamento natural e paredes tratadas com uma mistura de cimento e tinta preta. Além disso, conta com uma área de trabalho, uma varanda e um terraço no telhado, permitindo múltiplas acessos.
Imagem: Cabana Conejos e Cabaña Liebre, âncora do projeto
Imagem: Cabana localizada em uma encosta com vista para um pequeno vale montanhoso
Imagem: Cada cabana orientada para emoldurar a vista da cadeia de montanhas ao redor
Imagem: Cabaña Liebre tem o pé direito de uma tenda padrão, porém com todas as amenidades internas
Ambas as estruturas representam uma interpretação contemporânea do refúgio de montanha, utilizando uma economia de materiais e clareza estrutural para estabelecer um diálogo visual e espacial com o ambiente. As cabanas da Madriguera Eco Reserve Stays priorizam a resposta ambiental e a precisão arquitetônica, enquanto enquadram vistas específicas da paisagem, mostrando que a arquitetura pode ser um aliado da natureza.
Leia a matéria na integra em: www.designboom.com