No próximo domingo (1º), o Festival Museu Nacional Vive chega à sua sexta edição na Quinta da Boa Vista, celebrando seis anos desde a reconstrução do museu. Com 41 atrações educativas e culturais gratuitas, o evento conta com a participação de pesquisadores e técnicos de todos os departamentos científicos da instituição.
Na tenda cultural, os visitantes podem desfrutar de diversas atrações, como uma apresentação do UniCirco Marcos Frota, a pré-estreia da peça infantojuvenil “A Intrépida Revoada de Maçarica e Batuíra”, uma oficina de jongo com representantes do Quilombo Camorim e uma roda de samba com o grupo Terreiro de Crioulo.
Já na tenda científica, os participantes têm a oportunidade de conhecer mais sobre as diferentes coleções do museu, incluindo fósseis, minerais, exemplares botânicos e seres vivos preservados. Destaque para a atividade COL-DIGI, que permite ao público explorar detalhes e procedimentos relacionados à digitalização dos acervos do Museu Nacional/UFRJ.
Além disso, estão programadas visitas educativas ao Horto Botânico, à Quinta da Boa Vista e à exposição “Um Museu de Descobertas”, que apresenta acervos de diferentes pesquisas científicas da instituição. O evento também contará com o lançamento da mostra “Linha do Tempo da Reconstrução”, que utiliza fotografias e QR Codes para proporcionar informações sobre as obras e projetos em andamento no museu.
Entre as atrações especiais, haverá intérpretes de libras, réplicas de acervos para manuseio do público, atividades promovidas por instituições parceiras e uma edição especial da feira gastronômica Junta Local, com a participação de aproximadamente quarenta pequenos produtores.
A programação inclui atividades durante todo o dia, com destaque para a tenda científica das 10h às 16h e a tenda cultural com diversas apresentações ao longo do dia. Visitas educativas, atividades de parceiros e a feira Junta Local também fazem parte da programação.
O Festival Museu Nacional Vive é uma oportunidade única para a comunidade se aproximar do museu, conhecer seu acervo e participar de atividades educativas e culturais. O evento é gratuito e acontecerá na Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão, no domingo (1º) das 10h às 17h30.
Dessa forma, o festival se destaca como uma iniciativa que valoriza a cultura, a ciência e a educação, proporcionando momentos enriquecedores para todos os participantes. A reconstrução do Museu Nacional é um marco importante na preservação da história e da memória do país, e eventos como esse reforçam a importância da valorização do patrimônio cultural.
Leia a matéria na integra em: Veja Rio
Morar bem e ter aquele lugar para relaxar pode ser a chave para um estilo de vida de sucesso e sofisticação.
Que tal viver e ter um imóvel nas melhores regiões no Rio de Janeiro?
Conheça as oportunidades que temos na Zona Sul, Barra da Tijuca, Itaipava, Angra dos Reis e Búzios.
Acesse nossa Loja de Imóveis e me chame para uma conversa. « Guleal.com »
Vamos te ajudar a encontrar um lugar para viver tudo que você merece nessa vida. Invista em você e tenha um patrimônio sólido a sua escolha nos 4 melhores lugares do estado do Rio de Janeiro!