O Rio Open, o maior torneio de tênis da América do Sul, deu mais um passo significativo na ampliação de seu legado fora das quadras. Nesta quarta-feira (21), foi oficialmente inaugurado um novo núcleo do NERO – Núcleo Esportivo Rio Open no bairro de Campo Grande, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. A nova unidade será localizada na Action Tennis, uma das escolas de tênis mais renomadas da região, e representa um avanço concreto na missão de usar o esporte como uma ferramenta de transformação social.
Desde sua criação em 2017, o NERO faz parte do Rio Open Ace, uma plataforma que reúne todas as ações sociais do torneio ao longo do ano. Através deste projeto, crianças e adolescentes têm acesso a aulas gratuitas de tênis com supervisão pedagógica, formação cidadã, alimentação e todo o material necessário – tudo com uma proposta educativa, inclusiva e de alta qualidade.
A unidade em Campo Grande atenderá entre 50 e 70 alunos de 6 a 14 anos, com aulas realizadas de terça a sexta-feira por profissionais qualificados, que seguem a metodologia do projeto. Além de aprimorar as habilidades técnicas no esporte, o NERO visa inculcar valores como disciplina, respeito, convivência e trabalho em equipe.
“Mais do que uma nova unidade, esta inauguração simboliza o compromisso do Rio Open com um legado que transforma. O esporte é uma ferramenta poderosa de inclusão, disciplina e esperança. Já impactamos mais de mil crianças e jovens ao longo dos anos, e ver o NERO chegar a Campo Grande é uma emoção imensa. É o início de uma nova jornada para muitas crianças, onde o tênis se torna porta de entrada para novas oportunidades na vida”, afirmou Thomaz Costa, vice-diretor do Rio Open.
A cerimônia de inauguração contou com a presença de representantes do Rio Open, convidados e a comunidade local. Durante o evento, aconteceram atividades com os alunos, incluindo uma aula inaugural especial, que marcou o início das atividades do núcleo, seguida de um lanche para todos os presentes. A coordenação do núcleo ficará sob responsabilidade de Rodrigo Mattos, um profissional que já esteve envolvido em outras ações sociais do torneio. O projeto conta com o apoio dos patrocinadores Mubadala e Shell, assim como a unidade do NERO na Barra da Tijuca.
Mais do que um torneio esportivo, o Rio Open tem se consolidado como um agente de impacto social na cidade do Rio de Janeiro. Com apoio a iniciativas como a Escolinha Fabiano de Paula e o Instituto Futuro Bom, além da promoção do Torneio Winners, o evento já beneficiou mais de mil jovens, tanto dentro quanto fora das quadras, deixando um legado que se estende muito além da competição profissional.
O Rio Open conta com o incentivo da Secretaria Especial do Esporte do Ministério do Esporte, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, além de ser viabilizado pela Lei Estadual de Incentivo ao Esporte do Governo do Estado do Rio de Janeiro, com apoio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer.
Por fim, o Rio Open é promovido pela IMM, com realização do ICT.
Leia a matéria na integra em: abcdoabc.com.br