Como utilizar o FGTS para aquisição de imóveis

Olá, leitores! Hoje vamos falar sobre um assunto muito importante para quem está planejando comprar a casa própria: como utilizar o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para aquisição de imóveis.

Olá, leitores! Hoje vamos falar sobre um assunto muito importante para quem está planejando comprar a casa própria: como utilizar o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para aquisição de imóveis.

O que é o FGTS?

O FGTS foi criado com o objetivo de proteger o trabalhador demitido sem justa causa, mediante a abertura de uma conta vinculada ao contrato de trabalho. No início de cada mês, os empregadores depositam em contas abertas na Caixa, em nome dos empregados, o valor correspondente a 8% do salário de cada funcionário. O FGTS é constituído pelo total desses depósitos mensais e os valores pertencem aos empregados que, em algumas situações, podem dispor do total depositado em seus nomes.

Quando posso usar o FGTS para comprar um imóvel?

O FGTS pode ser utilizado para adquirir um imóvel nas seguintes situações:

  1. Compra ou construção de imóvel residencial: É possível usar o saldo do FGTS para comprar um imóvel residencial concluído ou em construção.
  2. Liquidação ou amortização do saldo devedor: Em contratos de financiamento assinados via Sistema Financeiro Habitação (SFH), o FGTS pode ser utilizado para quitação parcial ou total da dívida.
  3. Pagamento das prestações.

Quais são as regras para usar o FGTS na compra de um imóvel?

Existem algumas regras para o uso do FGTS na compra de um imóvel:

  • Tempo mínimo de serviço: O trabalhador deve ter no mínimo três anos de trabalho sob o regime do FGTS, na mesma ou em empresas diferentes.
  • Inatividade de financiamentos: Não possuir financiamento ativo no Sistema Financeiro de Habitação (SFH) em qualquer parte do país.
  • Valor máximo do imóvel: O valor de venda do imóvel deve ser igual ou inferior ao limite de avaliação para a localidade.
  • Localização e documentação: O imóvel deve estar situado no município onde o comprador exerce sua ocupação principal, salvo quando se tratar de município limítrofe ou integrante da mesma região metropolitana.

Quais documentos são necessários para usar o FGTS na aquisição de um imóvel?

Para utilizar o FGTS na compra de um imóvel, você precisará reunir a seguinte documentação:

  1. Carteira de trabalho: Para comprovar o tempo de trabalho sob o regime CLT e, consequentemente, o recolhimento do FGTS.
  2. Comprovante de residência.
  3. Extrato da conta do FGTS.
  4. Certidão de casamento ou de nascimento.
  5. Carteira de identidade.
  6. CPF.
  7. IPTU do imóvel que será adquirido.

Esperamos que este artigo tenha esclarecido suas dúvidas sobre como utilizar o FGTS para aquisição de imóveis. Lembre-se de sempre consultar um especialista ou a Caixa Econômica Federal para obter informações mais detalhadas e atualizadas. Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Descubra mais sobre Blog Gu Le Al Imóveis

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading