Cobertura Fotovoltaica em Casa BFF: Um Projeto da OBR – Open Building Research em Milão

0

Casa BFF: Transformação de Estacionamento em Praça Pública em Milão

A Casa BFF, projetada pelo escritório OBR – Open Building Research, surge como a nova sede do BFF Banking Group em Milão, na Itália. Este projeto inovador integra espaço público, infraestrutura urbana e forma arquitetônica, inserindo-se no contexto de transformação urbana que está ocorrendo na região noroeste da cidade, especialmente ao longo da Viale Scarampo.

Localizada em uma área anteriormente subutilizada, que servia como estacionamento, a Casa BFF redefine o entorno ao incorporar uma praça de acesso público. O planejamento do edifício levou em consideração várias restrições do local, como a presença de uma linha de metrô subterrânea. Para superar esses desafios, os arquitetos criaram uma estrutura elevada sustentada por um pronaos de 40 metros de altura, permitindo a formação de um espaço cívico aberto no nível do solo. Além disso, o projeto inclui um grande elemento no telhado, denominado ‘quinta elevação’, que abrange aproximadamente 2.300 m² de painéis fotovoltaicos. Essa infraestrutura energética não apenas contribui para o desempenho ambiental do edifício, mas também gera até 360 Megawatt-horas anualmente. O toldo oferece sombra solar e auxilia na obtenção das certificações LEED Platinum e WELL Gold para o edifício.

Canopy fotovoltaico sobre a Casa BFF em Milão
Imagem por Nicola Colella

OBR Une Escritórios Modulares com Infraestrutura Pública

A volumetria arquitetônica é organizada em onze níveis (nove acima do solo e dois abaixo), totalizando cerca de 15.000 m². O layout interno baseia-se em princípios de flexibilidade e modularidade, permitindo diversas configurações, que vão de estações de trabalho individuais a espaços coletivos e informais. A ênfase contínua na adaptabilidade espacial atende às demandas em constante mudança dos ambientes de trabalho. A equipe de design da OBR desenvolveu os sistemas estruturais e de envoltório utilizando princípios de DfMA (Design for Manufacture and Assembly). A fachada é composta por vidros transparentes em todos os lados, com uma altura de piso a teto de 4,2 metros, permitindo ampla iluminação natural. Além disso, as finas lâminas de vidro serigrafadas proporcionam controle solar adicional.

O planejamento inclui estratégias ambientais que consideram a orientação, iluminação natural e a integração de energias renováveis. Embora tenha sido comissionado como uma instalação privada, o projeto incorpora componentes públicos, como a praça aberta, que visam sustentar a continuidade urbana e contribuir para o tecido cívico circundante. A integração de um espaço acessível e de infraestrutura energética posiciona o edifício como um componente funcional dentro de um amplo quadro de regeneração urbana.

Casa BFF na interseção entre arquitetura e regeneração urbana
A Casa BFF se destaca na interseção entre arquitetura, infraestrutura e regeneração urbana.

Elevador do telhado como quinta elevação
O elemento do telhado forma uma ‘quinta elevação’ visível de cima.

Reimaginando um espaço anteriormente subutilizado
Um lote anteriormente subutilizado é reimaginado como um espaço cívico e corporativo.

Praça pública abaixo da estrutura elevada
Uma praça pública é formada sob a estrutura elevada, aberta à cidade.

Leia a matéria na integra em: www.designboom.com


Acesse nossa Loja de Imóveis e me chame para uma conversa. « Guleal.com »

Vamos te ajudar a encontrar um lugar para viver tudo que você merece nessa vida. Invista em você e tenha um patrimônio sólido a sua escolha nos 4 melhores lugares do estado do Rio de Janeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *