Nos últimos anos, os preços das habitações nas grandes cidades do Vietnã dispararam, tornando-se rapidamente inacessíveis para a maioria dos jovens e casais de renda média. Como resultado, muitos são forçados a viver em pequenos e desconfortáveis quartos alugados, tipicamente em casas em formato de tubo. Essa realidade gerou a necessidade de melhorar a qualidade do espaço habitacional ao mesmo tempo em que se busca manter a acessibilidade financeira.
O Cloud House surge como uma solução inovadora na paisagem urbana de Ho Chi Minh City. Situada em um terreno de 70 metros quadrados em um beco de 4 metros de largura, essa construção boutique de co-living é projetada com foco em três conceitos interligados: suítes privadas em estilo loft contemporâneo, espaços semi-públicos multifuncionais e uma conexão sutil com a natureza em um contexto urbano denso.
A estrutura comporta seis suítes em estilo loft e dois estúdios padrão, ordenados com eficiência dentro do espaço restrito. Um nível superior minimalista é posicionado sobre a entrada e o banheiro de cada suíte, maximizando o uso do pé-direito de 3,5 metros e conferindo uma sensação de amplitude e aconchego ao espaço principal.
A paleta de materiais e cores é neutra, mas a proposta inclui móveis smart e multifuncionais, como bancos, armários e estantes, que se integram harmoniosamente com elementos estruturais menores, como escadas de madeira minimalistas e pisos leves feitos com estruturas de aço e placas de cimento padrão.
Os espaços semi-públicos compartilhados foram cuidadosamente projetados para oferecer conforto e interação aos ocupantes. O pátio e metade do andar térreo são destinados a estacionamento de bicicletas, enquanto uma escada em espiral, central no prédio, também serve como espaço informal de interação social. Áreas comuns, como um ambiente de estar no mezanino e o terraço na cobertura, são espaços agradavelmente compartilhados.
Janelas e aberturas circulares e em forma de nuvem nas fachadas frontal e traseira, bem como uma claraboia no telhado, proporcionam vistas desejáveis, iluminação natural e ventilação, garantindo, ao mesmo tempo, privacidade. A interação entre áreas sólidas e vazias, luz e sombra, criada por essas aberturas singulares, sugere uma conexão com a natureza, permitindo que os ocupantes vivenciem uma sensação dinâmica enquanto circulam pelo ambiente.
Leia a matéria na integra em: www.archdaily.com
Acesse nossa Loja de Imóveis e me chame para uma conversa. « Guleal.com »
Vamos te ajudar a encontrar um lugar para viver tudo que você merece nessa vida. Invista em você e tenha um patrimônio sólido a sua escolha nos 4 melhores lugares do estado do Rio de Janeiro!