Zupagrafika apresenta uma jornada visual pela arquitetura brutalista
A dupla de editores independentes Zupagrafika, formada por David Navarro e Martyna Sobecka, lança o livro Eastern Blocks II: Concrete Landscapes of the Former Eastern Bloc, dando continuidade à sua aclamada exploração visual das periferias de concreto da era socialista na Europa Central e Oriental. Este segundo volume revela o charme monolítico e a resistência silenciosa da arquitetura modernista e brutalista em dez cidades — que vão de Chișinău e Kaliningrado a Tbilisi e Vilnius. Com mais de 180 fotografias e uma introdução da historiadora da arquitetura Kateryna Malaia, a obra proporciona uma análise íntima e ampla das paisagens urbanas prefabricadas que ainda abrigam milhões de pessoas hoje.
Ex-Hotel Sport no Distrito Pirita, Tallinn, Estônia | Imagem de David Navarro & Martyna Sobecka ©Zupagrafika
Explorando dez cidades em dez capítulos
Enquanto o primeiro volume de Eastern Blocks ofereceu uma visão panorâmica da arquitetura socialista do pós-guerra, Eastern Blocks II se aprofunda na diversidade local de design, construção e contexto. O livro é dividido em dez capítulos, cada um dedicado a uma cidade diferente, com imagens capturadas pela dupla da Zupagrafika, Navarro e Sobecka, além de colaborações regionais dos fotógrafos Alexander Veryovkin e Kseniya Lokotko. Desde os conjuntos habitacionais panelák de Praga até as altas torres geométricas de Minsk, a série destaca como uma linguagem arquitetônica comum de repetição foi transformada pela geografia, política e cultura local.
A introdução de Kateryna Malaia desconstrói a ideia de que a construção em concreto pré-fabricado foi uma iniciativa exclusivamente soviética. Ela argumenta que as tipologias habitacionais seriadas foram desde cedo adotadas globalmente — de Polônia entre guerras até Chicago no pós-guerra — e foram reinterpretadas ao longo do Leste Europeu, apresentando variações surpreendentes. Instituições de design locais e institutos científicos zonais, como o ZDNIEP de Kyiv, desempenharam papéis centrais na adaptação de sistemas padronizados às necessidades regionais, moldando identidades urbanas distintas, mas interconectadas, de Riga a Sófia.
Palácio de Concertos e Esportes ‘Sporto Rūmai’, Vilnius | Imagem de David Navarro & Martyna Sobecka
Banco da Geórgia (Antigo Ministério da Construção de Estradas) em Gagarin kucha, listado como patrimônio cultural em 2006 | Imagem de David Navarro & Martyna Sobecka
Ex-Sede de Telecomunicações Central, recentemente demolida em Praga, República Tcheca | Imagem de David Navarro & Martyna Sobecka
Painel tipo Larsen-Nielsen (panelák) em Praga, República Tcheca | Imagem de David Navarro & Martyna Sobecka
Leia a matéria na integra em: www.designboom.com
Acesse nossa Loja de Imóveis e me chame para uma conversa. « Guleal.com »
Vamos te ajudar a encontrar um lugar para viver tudo que você merece nessa vida. Invista em você e tenha um patrimônio sólido a sua escolha nos 4 melhores lugares do estado do Rio de Janeiro!