O Rio de Janeiro tem sido agraciado com a presença das baleias-jubarte em suas águas durante o inverno, proporcionando um espetáculo natural aos cariocas e turistas que visitam a cidade maravilhosa. A aparição desses majestosos animais tem encantado a todos que têm a oportunidade de avistá-los.
Até o dia 10 de agosto, os visitantes do Parque Bondinho Pão de Açúcar têm a chance de observar as baleias-jubarte no primeiro observatório de baleias do Rio, instalado no Mirante do Gigante, em uma das partes mais altas do ponto turístico. Em parceria com o Projeto Baleia Jubarte, o observatório oferece binóculos e uma luneta para os interessados em avistar as baleias.
Durante as segundas, quartas e sextas, monitores estão disponíveis no local para auxiliar os visitantes a localizar os animais, que nesta época migram da Antártica para o Nordeste brasileiro para reprodução e dar à luz filhotes. Do observatório, é possível avistar a Ponta do Arpoador, região que voltou a ser frequentada pelas baleias-jubarte após décadas de caça predatória.
Além da observação das baleias, os visitantes podem apreciar a exposição fotográfica “Baleias Cariocas”, que traz imagens inéditas e belíssimas das jubartes no Rio de Janeiro. Há também a réplica da cauda de uma das primeiras avistadas na região, batizada de “Almirante Ibsen” em homenagem ao Vice-Almirante Ibsen de Gusmão Câmara, pioneiro da defesa das baleias no Brasil.
Enrico Marcovaldi, diretor de comunicação do Projeto Baleia Jubarte, destaca a importância de valorizar e proteger esses animais, ressaltando a recuperação vertiginosa das jubartes no Sudeste do Brasil. A presença das baleias no litoral carioca reforça a diversidade e beleza natural da cidade, proporcionando uma experiência única para os moradores e turistas.
Recentemente, pesquisadores do Projeto Baleia Jubarte avistaram o primeiro filhote de jubarte da temporada, nascido na costa do Rio de Janeiro. A bióloga e pesquisadora Bianca Righi destacou a raridade desse avistamento e a surpresa positiva que foi presenciar o nascimento do filhote.
Portanto, a presença das baleias-jubarte nas águas do Rio de Janeiro tem encantado a todos e reforça a importância da conservação e proteção desses animais marinhos. A oportunidade de observar esses gigantes dos oceanos no observatório do Pão de Açúcar é uma experiência única e inesquecível para quem deseja se conectar com a natureza e apreciar a vida marinha.
[Observatório de baleias: no Pão de Açúcar até o dia 10 de agosto](https://vejario.abril.com.br/wp-content/uploads/2024/07/WhatsApp-Image-2024-07-08-at-12.12.15.jpeg)
Legenda: Observatório de baleias no Parque Bondinho Pão de Açúcar. Foto: Divulgação.
Por fim, a presença das baleias-jubarte no litoral carioca evidencia a riqueza e biodiversidade marinha da região, proporcionando momentos de contemplação e aprendizado sobre esses magníficos seres que escolhem as águas do Rio como berçário durante o inverno. Que essa conexão com a natureza inspire a todos a valorizar e proteger o meio ambiente e suas incríveis criaturas.
Leia a matéria na integra em: Veja Rio
Morar bem e ter aquele lugar para relaxar pode ser a chave para um estilo de vida de sucesso e sofisticação.
Que tal viver e ter um imóvel nas melhores regiões no Rio de Janeiro?
Conheça as oportunidades que temos na Zona Sul, Barra da Tijuca, Itaipava, Angra dos Reis e Búzios.
Acesse nossa Loja de Imóveis e me chame para uma conversa. « Guleal.com »
Vamos te ajudar a encontrar um lugar para viver tudo que você merece nessa vida. Invista em você e tenha um patrimônio sólido a sua escolha nos 4 melhores lugares do estado do Rio de Janeiro!