Instalação Curtain Call se inspira no palco de Woodstock ’69
A instalação Curtain Call, projetada pelo escritório office office, foi anunciada como o projeto vencedor da edição de 2024 do BuildFest, que ocorre no Bethel Woods Center for the Arts, em Nova Iorque. Anualmente, o BuildFest convida equipes de faculdades universitárias a criar grandes instalações artísticas nos históricos terrenos do Festival de Woodstock de 1969. O tema deste ano desafiou os participantes a explorar a interseção entre técnicas de construção digitais e físicas. Incorporando as técnicas de Construção Colaborativa Humano-Robô (HRCC), a Curtain Call rompe com os métodos convencionais de design e fabricação, inspirando-se na tectônica do icônico palco do Woodstock ’69.
Um espaço versátil para performances
Desenvolvida como um espaço de performance versátil, a Curtain Call apresenta um deck ao ar livre, colunas assimétricas e um telhado envolto em malha, que se adapta a diversas utilizações. O projeto acomoda apresentações, noites de cinema, eventos pop-up, além de proporcionar um local sombreado para que os visitantes possam relaxar, fazer piqueniques ou ler. O design reinterpreta as treliças de madeira e o dossel de tecido do palco original de Woodstock, criando uma estrutura contemporânea com quinze treliças únicas que formam um telhado dinâmico. A cobertura, envolta em malha leve de cor vermelha, muda de forma e cor ao longo do dia, em resposta ao vento e à luz. Abaixo, vinte e seis colunas dispostas de maneira assimétrica criam espaços de tamanhos variados, suportando diferentes orientações e atividades de palco.
A integração de ferramentas de design computacional e técnicas de otimização estrutural garante a inovação da estrutura do pavilhão. Cada treliça foi otimizada localmente para lidar com cargas dinâmicas, minimizar o desperdício de material e equilibrar as forças de tensão e compressão. Elementos reforçados no deck, nas treliças e nas colunas proporcionam suporte adicional onde as cargas são transferidas, tornando os requisitos estruturais uma parte integral do design.
Todas as imagens por © Alon Koppel / Esto, salvo indicação em contrário.
Integração de precisão digital com artesanato físico
O projeto da Curtain Call adota técnicas de HRCC, unindo a precisão digital com o artesanato físico. “Ao invés de processos totalmente robóticos, ficamos entusiasmados e interessados nesta abordagem híbrida – esse espaço intermediário onde a precisão digital e o artesanato físico permitem novas expressões materiais, tectônicas e formais”, afirmou Jordan Young, co-fundador do escritório office office. Essa abordagem possibilitou a criação de uma estrutura personalizada e não repetitiva, fabricada de maneira rápida e eficiente. Um robô de marcação de madeira de baixo custo foi desenvolvido para inscrever instruções de fabricação e montagem diretamente em cada peça de madeira, incluindo ângulos de corte, locais de perfuração, alinhamentos e etiquetas de identificação únicas.
Essa inovação tornou possível que pessoas de todos os níveis de habilidade pudessem facilmente fabricar e montar as partes, sem a necessidade de documentos complexos de construção ou coordenação no local. “O método que desenvolvemos permitiu que os materiais atuassem como um guia tanto para a fabricação quanto para a montagem, eliminando a necessidade de documentos extensos de construção e coordenação complexa no local”, explicou o co-fundador McCarthy.
Na quatro semanas que antecederam o festival, todos os materiais foram marcados, processados e pré-montados antes de serem enviados para Bethel, NY. Durante os cinco dias do festival ao vivo, as equipes de professores e alunos colaboraram para montar e instalar o pavilhão. A Curtain Call permanecerá aberta ao público no Bethel Woods Center for the Arts até o outono de 2027.
Inspirada no Festival de Woodstock de 1969, Curtain Call reinterpreta o design do palco icônico.
A estrutura do pavilhão ilustrando a inovação em design e funcionalidade.
O deck ao ar livre, as colunas assimétricas e o telhado de malha criam espaços flexíveis para as apresentações.
Quinze treliças únicas formam um telhado dinâmico envolto em malha leve e vermelha.
As colunas assimétricas criam espaços variados para diferentes orientações de palco.
Leia a matéria na integra em: Designboom
Acesse nossa Loja de Imóveis e me chame para uma conversa. « Guleal.com »
Vamos te ajudar a encontrar um lugar para viver tudo que você merece nessa vida. Invista em você e tenha um patrimônio sólido a sua escolha nos 4 melhores lugares do estado do Rio de Janeiro!