Início do Programa de Regularização Fundiária em Búzios
A Regularização Fundiária Urbana (REURB) visa garantir, entre outros direitos, o título de propriedade (RGI)
A Prefeitura de Búzios, através da Secretaria do Ambiente e Urbanismo, anuncia o início do Programa Municipal de Regularização Fundiária com o cadastramento socioeconômico no bairro Arpoador, previsto para o dia 20 de outubro. Nesta primeira fase, o programa atenderá os moradores das ruas Antônio Batista, Gavião Peixoto (parte) e Rua do Condono, abrangendo três quadras do bairro.
Documentos Necessários
Para efetuar o cadastro, os moradores das ruas mencionadas deverão apresentar algumas documentações essenciais, incluindo:
- Cópias do RG e CPF do titular do imóvel;
- Certidão de casamento, se aplicável;
- Comprovante de residência recente (água, luz ou telefone) emitido nos últimos seis meses;
- IPTU atualizado, caso possuam;
- Documento que comprove a titularidade do imóvel (contrato de compra e venda ou recibo, entre outros);
- Formulário padrão preenchido.
Histórico do Programa
O Programa de Regularização Fundiária Urbana (REURB) foi implementado logo no início da gestão do Prefeito Alexandre Martins. Desde sua criação, a iniciativa já beneficiou oitenta e sete famílias nas ruas Dr. Eduardo José Lima Filho e parte da Rua Deocleciano José da Silva, no bairro de São José. Além disso, mais de quatrocentas famílias foram cadastradas no bairro de José Gonçalves.
Benefícios da Regularização Fundiária
A REURB, instituída pela Lei Federal n° 13.465/2017, tem como objetivo assegurar diversos direitos aos moradores de áreas que foram ocupadas de forma irregular. Com a regularização fundiária, vários benefícios se tornam acessíveis aos moradores, entre eles:
- Direito ao título de propriedade (RGI): oferece segurança jurídica às famílias que anteriormente apenas possuíam a posse do imóvel;
- Direito à transmissão legal do imóvel: possibilita a doação do bem para familiares;
- Direito à obtenção de empréstimos: permite que o imóvel legalizado seja utilizado como garantia em instituições financeiras;
- Valorização patrimonial: a regularização potencializa o valor das propriedades das famílias beneficiadas;
- Reconhecimento oficial: promove a legalização do imóvel junto ao poder público, com a devida identificação das ruas, quadras e lotes;
- A melhoria da infraestrutura: a regularização resulta em melhorias na região, como fornecimento de água, luz e outros serviços essenciais.
Com o avanço do Programa Municipal de Regularização Fundiária, espera-se transformar a realidade de muitos moradores e contribuir para o desenvolvimento ordenado e sustentável de Búzios.
Leia a matéria na integra em: buzios.rj.gov.br
Acesse nossa Loja de Imóveis e fale conosco sobre a compra ou venda da sua propriedade.« Guleal.com »
Obs: Artigos de clipping adaptados e gerados automaticamente por consulta na web com menção da fonte original. Se for algum motivo você acredita que esse artigo está em desacordo. Solicite ajustes ou remoções pelo email: remova@blog.guleal.com.br