Interiores de Madeira Envoltos por uma Fachada de Pedra: A Casa Bellver Más Mateu
Localizada em Bellver de Cerdanya, na Catalunha, a Casa Bellver Más Mateu, projetada pelo SAU Taller d’Arquitectura, destaca-se por sua posição em um terreno de 470 metros quadrados, perto do centro da cidade. Além de ter à disposição a conveniência de lojas e restaurantes, sua localização estratégica proporciona vistas deslumbrantes da cordilheira Cadí a oeste e do Tossa a leste.
O projeto ocupa um terço do lote, aproveitando ao máximo o espaço do andar térreo, que abriga as principais áreas de convivência de forma acessível. Aproveitando a inclinação natural do terreno, o nível do subsolo é destinado a estacionamento e um pequeno spa, minimizando a necessidade de uma rampa de acesso. As principais funções da casa se organizam no andar térreo, incluindo a cozinha e a sala de jantar, que se voltam para o sudeste, garantindo ótima iluminação solar ao longo do dia. A sala de estar, posicionada para captar a luz da tarde, oferece amplas vistas do Cadí, e esse nível também abriga uma suíte.
No andar superior, que se esconde sob um telhado inclinado, encontram-se um escritório, dois banheiros e dois quartos. Esse layout aproveita de forma eficiente o espaço do sótão, mantendo um design compacto e funcional.
Uso de Materiais Tradicionais
O design do Bellver Más Mateu é caracterizado por uma forma compacta e sólida, remetendo às típicas casas de montanha. Os arquitetos empregaram um telhado de ardósia inclinada e aberturas verticais, utilizando materiais tradicionais como pedra de Llívia e madeira de fir laminate, que complementam a paisagem natural ao redor.
Um aspecto central do projeto é a maneira como o volume do edifício é escavado no canto sudeste.Essa estratégia garante luz natural e ventilação para todos os cômodos, ao mesmo tempo que cria um espaço semi-exterior. Essa área externa, formada pelo vazio, funciona como uma extensão privada do jardim, permitindo que os moradores desfrutem do ambiente ao ar livre de maneira protegida.
Para preservar a estrutura compacta da casa e intensificar a conexão com o exterior, o design incorpora elementos estruturais verticais que atuam tanto como suporte quanto como molduras visuais. Esses suportes verticais criam uma sensação de altura e ajudam a ocultar as aberturas quando a casa é vista de um ângulo, permitindo a criação de grandes vãos que conectam visualmente os espaços internos às áreas naturais.
Estrutura Sólida e Leve
Na estrutura de Bellver Más Mateu, o SAU Taller integrou todos os elementos de suporte na fachada, possibilitando um layout interno aberto e flexível. Para atingir esse objetivo, o design adota um sistema de construção mista, que combina vigas de madeira com uma camada de compressão de concreto. Esse sistema otimiza a distribuição de cargas e permite vãos de até 6,3 metros, possibilitando o uso de vigas relativamente delgadas que se alinham com os elementos verticais da fachada, criando uma estética consistente e ordenada.
Contrapondo-se ao exterior compacto, os espaços internos da Bellver Más Mateu foram projetados para parecer amplos e arejados. Espaços de pé-direito duplo, vistas diagonais e pequenas variações no nível do piso criam uma relação dinâmica com a topografia irregular do terreno. Esses elementos de design não apenas aumentam a adaptabilidade da casa como também reforçam sua conexão com a paisagem ao redor, equilibrando forma, função e o ambiente natural.
A Casa Bellver Más Mateu ergue-se como um exemplo de como a arquitetura contemporânea pode dialogar com suas tradições, utilizando a inserção de elementos modernos que respeitam e valorizam a história e o ambiente natural da Catalunha.
Leia a matéria na integra em: Designboom
Acesse nossa Loja de Imóveis e me chame para uma conversa. « Guleal.com »
Vamos te ajudar a encontrar um lugar para viver tudo que você merece nessa vida. Invista em você e tenha um patrimônio sólido a sua escolha nos 4 melhores lugares do estado do Rio de Janeiro!