Encruzilhadas da Arte Afro-Brasileira
Os últimos dias são decisivos para quem deseja visitar a exposição que reúne mais de 140 obras de artistas negros do Brasil. Com uma variedade que abrange pinturas, fotografias, esculturas, instalações, vídeos e documentos, a mostra, sob a curadoria de Deri Andrade, busca recontar a trajetória da arte brasileira através da produção frequentemente esquecida de artistas negros.
O projeto destaca cinco nomes fundamentais da arte visual brasileira, como Arthur Timótheo da Costa, Lita Cerqueira, Maria Auxiliadora, Mestre Didi e Rubem Valentim. Além disso, estabelece diálogos com cerca de sessenta artistas contemporâneos de diversas regiões do país, promovendo uma reflexão sobre a contribuição e a presença da cultura afro-brasileira nas artes.
Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). Rua Primeiro de Março, 66, Centro. Qua. a dom., 9h/20h. Grátis. Ingressos pelo site do CCBB.
Escuta Festival
Em sua primeira edição fora do Instituto Moreira Salles, o Escuta Festival, com curadoria de Erika Tambke e outros nomes, traz este ano o tema central Corpo Utopia. O evento pretende provocar reflexões sobre os corpos na cidade e a criação de novas formas de existência.
A programação inicia às 11h com a oficina Corpo-Memória ministrada pela artista plástica Gabriella Marinho. Ao mesmo tempo, acontece o encontro Estética do Corpo – Manifestos pela Contravisualidade, com diversos agentes das artes visuais. A tarde será marcada por performances e apresentações de DJs. Destaque para a mostra do filme Arte, Corpo e Metrópole, que reúne 14 artistas de diferentes linguagens.
Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira (Muhcab). Rua Pedro Ernesto, 80, Gamboa. Sáb. (15), 11h/22h. Grátis.
Helio Alves Quarteto
No projeto Sextas Instrumentais, o pianista Helio Alves se apresenta com um repertório que inclui composições próprias e clássicos da música brasileira, ao lado de Chico Pinheiro (guitarra), Jorge Helder (contrabaixo) e Vitor Cabral (bateria).
Espaço Cultural BNDES. Rua Chile, 100, Centro. Sex. (14), 19h. Grátis. Ingressos pelo site do espaço.
Jorginho do Império
Filho de Mano Décio da Viola, um dos fundadores do Império Serrano, Jorginho traz ao palco sambas-enredo da escola, além de suas composições reconhecidas e clássicos de grandes artistas.
Shopping Cassino Atlântico. Avenida Atlântica, 4240, Copacabana. Sex. (14), 18h. Grátis.
Kaê Guajajara e Coral Aldeia Marakanã
A artista indígena Kaê Guajajara apresenta um show repleto de sonoridades e idiomas originários, discutindo temas urgentes e promovendo um diálogo com a Música Popular Originária.
Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira (Muhcab). Rua Pedro Ernesto, 80, Gamboa. Sex. (14) e dom. (16), 15h. Grátis.
Mostra Ver-o-Norte
A mostra apresenta uma seleção de filmes que refletem a diversidade cultural dos estados amazônicos, tratando de temas como exploração do território e folclore local.
Os destaques incluem a Sessão Identidades, com exibições de curtas e um longa-metragem, seguidos por um bate-papo com seus realizadores.
Caixa Cultural — Unidade Passeio. Rua do Passeio, 38, Centro. De 13 a 23 de fevereiro. Programação completa no site da Caixa Cultural. Grátis. Distribuição de senhas trinta minutos antes de cada sessão.
Ocupação Iboru
O espaço criado por Marcelo D2 e Luiza Machado receberá uma programação recheada de música e arte. A abertura de uma exposição e diversas atividades estão na pauta do final de semana.
Rua Sete de Setembro, 43, Centro. Qua. a dom., 16h/22h. Grátis.
Roda de Samba das Mulheres da Pequena África
Com um repertório que valoriza a música de autoras e intérpretes do samba, o grupo se apresenta alegremente na região da Pequena África.
Parque Glória Maria. Rua Murtinho Nobre, 169, Santa Teresa. Sáb. (15), 15h. Grátis. Ingressos pelo Rio Cultura.
Roda de Ska
O grupo traz uma mistura de clássicos do ska e uma pitada de influências brasileiras. Com uma formação diversificada, a roda promete agitar o público com seu ritmo contagiante.
Alalaô Kiosk. Avenida Vieira Souto, posto 8, Arpoador. Dom. (16), 15h30. Grátis.
Super Sábados no MAM Petrobras
O Museu de Arte Moderna prepara uma festa folclórica com oficinas e cortejos, celebrando a cultura brasileira com a presença dos parangolés, que poderão ser vestidas pelo público.
Museu de Arte Moderna (MAM). Avenida Infante Dom Henrique, 85, Parque do Flamengo. Sáb. (15), 14h/18h30. Grátis.
Leia a matéria na íntegra em: Veja Rio
Acesse nossa Loja de Imóveis e me chame para uma conversa. « Guleal.com »
Vamos te ajudar a encontrar um lugar para viver tudo que você merece nessa vida. Invista em você e tenha um patrimônio sólido a sua escolha nos 4 melhores lugares do estado do Rio de Janeiro!