Série de Móveis Interativos Investiga Como Objetos do Dia a Dia Influenciam o Comportamento Humano

0

Mobiliário que Interage: A Nova Perspectiva de Inkyoung Lee

Qual é o papel do mobiliário em um espaço? A artista e designer Inkyoung Lee busca responder a essa questão com sua obra intitulada “Fill the Gap, Trace the Path, Hang the Loop”. Através de seus projetos inovadores, Lee provoca uma interação imediata entre as pessoas e os objetos, utilizando sistemas de hardware que encontramos no dia a dia.

Os objetos em espaços vazios moldam nossas ações, muitas vezes de forma instintiva. Eles oferecem pistas não apenas por meio de suas formas, mas também através de seus materiais, usos pretendidos e contextos familiares. Todas essas experiências acumuladas nos guiam nas interações com novos objetos, influenciando diretamente nossas atitudes e comportamentos.

interação móvel da série de móveis interativos

Mobiliário que Redefine Espaços

No projeto “Fill the Gap”, Lee utiliza batentes de portas posicionados no topo, na parte inferior e nas laterais de caixas de acrílico. Embora as caixas se assemelhem a prateleiras, suas frentes estão bloqueadas, o que incentiva o usuário a interagir com as aberturas disponíveis. O acrílico transparente revela os batentes de porta internos, despertando curiosidade. À medida que os objetos são inseridos, a interação mostra naturalmente a função do batente. Mesmo sem um fundo, o batente segura o objeto, criando um efeito de flutuação e oferecendo uma nova percepção de espaço.

Em “Trace the Path”, quatro tubos com alças móveis estão dispostos na parte frontal e nas laterais. Os usuários observam a disposição do caminho, reconhecendo que a alça pode se mover verticalmente e se encaixar nas ranhuras laterais, onde se bloqueia. Essa compreensão do mecanismo convida os usuários a movimentar e reposicionar as alças livremente, incentivando mais experimentação e criatividade no uso.

caixas de acrílico que convidam os usuários a explorarem

Por fim, em “Hang the Loop”, 48 e 20 ganchos estão organizados em linhas e colunas. Cada gancho possui uma esfera de aço na base, permitindo que se mova para cima e para baixo quando levantado. Esse movimento provoca uma interação dos usuários com os ganchos, que tentam pendurá-los e exploram diferentes arranjos.

Inkyoung Lee, por meio de suas criações, demonstra como os objetos e o mobiliário podem guiar sutilmente o comportamento humano, convidando à exploração e à interação, ao mesmo tempo em que desafiam as noções convencionais de uso do espaço.

móveis interativos que fomentam a curiosidade dos usuários

Conclusão

O trabalho de Inkyoung Lee vai além do design funcional; ele cria experiências que estimulam a curiosidade e a interação. Ao fazer isso, ela redefine como percebemos e utilizamos os espaços ao nosso redor, lembrando-nos de que o mobiliário pode ser muito mais do que um simples suporte físico. Ao convidar os usuários a interagir com seus projetos, Lee instiga uma reflexão profunda sobre o impacto do design no comportamento humano e na forma como nos relacionamos com os ambientes em que vivemos.

esculturas de acrílico que criam uma nova perspectiva espacial

Leia a matéria na integra em: Designboom


Acesse nossa Loja de Imóveis e me chame para uma conversa. « Guleal.com »

Vamos te ajudar a encontrar um lugar para viver tudo que você merece nessa vida. Invista em você e tenha um patrimônio sólido a sua escolha nos 4 melhores lugares do estado do Rio de Janeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *