Centro Administrativo São Sebastião
Centro Administrativo São Sebastião, sede da Prefeitura. Foto: Rafael Catarcione/Prefeitura do Rio.


Uma comitiva do Banco Mundial está no Rio de Janeiro para avaliar o progresso do Projeto de Ajuste e Desenvolvimento Sustentável do Município do Rio de Janeiro – Global Smart City Program. As atividades desse encontro tiveram início na quinta-feira (3) e estão centradas no pilar “Fortalecimento da Gestão Fiscal”. As discussões serão retomadas na sexta-feira (4), quando o foco será “Desenvolvimento Urbano Sustentável”. Os encontros ocorrem no auditório do Centro de Operações Rio (COR).

A referida Missão do Banco Mundial é coordenada pela Secretaria Municipal de Fazenda e conta com a colaboração de diversos órgãos do município. Essa visita integra os compromissos que a Prefeitura assumiu com a instituição internacional no âmbito da Política de Desenvolvimento (DPL), cujo objetivo é melhorar a sustentabilidade fiscal da cidade.

De acordo com a secretária de Fazenda, Andrea Senko, “a parceria entre a Prefeitura do Rio e o Banco Mundial proporcionou um fôlego financeiro ao município, possibilitando a implementação de reformas fiscais e o aumento de investimentos em áreas ambientais, sociais e econômicas no Rio”.

Entre as iniciativas que receberam apoio do Banco Mundial, destacam-se ações destinadas a acelerar a transição para uma cidade mais inclusiva, promovendo a redução das emissões de carbono e aumenta da resiliência às mudanças climáticas. Os investimentos estão concentrados na modernização da infraestrutura de transportes e na formulação de políticas públicas que priorizam questões ambientais.

Além das melhorias urbanas, a Prefeitura também tem adotado medidas de sustentabilidade fiscal a médio prazo, visando assegurar que o município mantenha o equilíbrio financeiro e continue a investir no bem-estar da população de forma estruturada e contínua.