Passetto di Borgo: A Passagem Secreta dos Papas é Reaberta ao Público
Uma fascinante viagem ao passado romano aguarda os visitantes, agora que a Passagem Secreta do século 13, conhecida como Passetto di Borgo, foi reaberta ao público após seis anos de obras e restaurações. Localizada em Roma, essa icônica passagem conecta o Castel Sant’Angelo ao Vaticano e agora está disponível para visitas guiadas, tanto diurnas quanto noturnas.
Construído originalmente como uma rota de segurança para os papas, o Passetto di Borgo possui 800 metros de comprimento e liga a Torre del Mascherino, na Piazza della Città Leonina, ao Bastione San Marco, no Castel Sant’Angelo. Durante séculos, esse corredor serviu tanto para a defesa quanto como uma rota de fuga em tempos de crise.
A visita ao Passetto oferece uma experiência única, dividida em dois níveis: o superior, ao ar livre, que proporciona vistas panorâmicas de Roma e do Vaticano, e o inferior, soterrâneo, onde os visitantes podem sentir a aura de um dos mais importantes refúgios históricos dos papas.
Usada para fins estratégicos e defensivos, a passagem foi construída no século 13 como rota de fuga dos Papas • Luigi Di Stano
A entrada para essa intrigante passagem se dá na Piazza della Città Leonina e os visitantes são conduzidos até o bastião do castelo, onde podem apreciar uma exposição com obras de arte e objetos que narram as ricas histórias ligadas ao Passetto e ao Castel Sant’Angelo.
História do Passetto di Borgo
O Castel Sant’Angelo, inicialmente erguido no século 2 como mausoléu para o imperador Adriano, passou por várias transformações ao longo dos séculos. Tornou-se uma fortaleza militar estratégica, residências papais, prisões e até mesmo um luxuoso palácio.
Foi em 1277 que o Papa Nicolau III decidiu que seria necessário construir uma passagem segura que ligasse o castelo ao Vaticano, garantindo, assim, uma rota de fuga para a liderança da Igreja Católica em caso de ameaça.
Com o tempo, o Passetto passou por diversas intervenções, incluindo a adição de um trecho coberto semelhante ao corredor que os visitantes conhecem hoje.
Parte superior do Passetto di Borgo oferece vistas panorâmicas para o entorno • Luigi Di Stano
Visitas Guiadas
As visitas guiadas no Passetto di Borgo são conduzidas por arqueólogos e historiadores da arte, proporcionando uma rica narrativa sobre a história do local. Os turistas podem escolher entre três modalidades:
- Visita guiada diurna somente no Passetto di Borgo.
- Visita diurna que inclui o Passetto e o Castel Sant’Angelo.
- Visita noturna especial no Passetto e na fortaleza, onde o grupo terá acesso exclusivo, sem a presença de outros visitantes.
Os grupos para as visitas são limitados a 25 pessoas e os ingressos começam a partir de 16 euros (cerca de R$ 95), podendo ser adquiridos online.
Além disso, a Direção Geral de Museus da Itália anunciou um financiamento de 2,5 milhões de euros (aproximadamente R$ 15 milhões) destinado a futuras melhorias na passagem secreta e ao Castel Sant’Angelo, com novas intervenções já programadas para os próximos três anos.
Atualmente, o Castel Sant’Angelo abriga um museu que explora a rica história do local. Os visitantes podem percorrer antigos aposentos do mausoléu, as celas da prisão, os apartamentos papais e os terraços, todos imortalizados em filmes populares como “007 – Spectre”, “Anjos e Demônios” e “A Princesa e o Plebeu”.
Os ingressos para o Castel Sant’Angelo também começam a partir de 16 euros e estão disponíveis para compra aqui.
A reabertura do Passetto di Borgo é uma oportunidade imperdível para aqueles que desejam mergulhar na história e na cultura romana, explorando os caminhos secretos e repletos de histórias da Igreja Católica.
Leia a matéria na íntegra em: CNN
Acesse nossa Loja de Imóveis e me chame para uma conversa. « Guleal.com »
Vamos te ajudar a encontrar um lugar para viver tudo que você merece nessa vida. Invista em você e tenha um patrimônio sólido a sua escolha nos 4 melhores lugares do estado do Rio de Janeiro!