As vendas de novas residências unifamiliares nos Estados Unidos atingiram o nível mais alto em quase um ano e meio em maio, beneficiando-se da escassez de moradias usadas disponíveis para venda. Segundo dados do Departamento de Comércio divulgados nesta terça-feira (27), as vendas de casas novas saltaram impressionantes 12,2% no mês passado, alcançando uma taxa anual ajustada sazonalmente de 763 mil unidades. Esse é o nível mais alto desde fevereiro de 2022, representando um aumento significativo no mercado imobiliário.
A revisão dos dados de abril também revelou uma performance acima do esperado, com o ritmo de vendas sendo ajustado para 680 mil unidades, anteriormente relatadas em 683 mil. A expectativa de economistas consultados pela Reuters era de um cenário menos otimista, com previsão de queda para 675 mil unidades. No entanto, as vendas que respondem por uma pequena parcela do mercado imobiliário nos Estados Unidos superaram as projeções e mostraram um crescimento expressivo.
O aumento de 20% nas vendas de casas novas em maio, na comparação anual, é um indicativo positivo para o setor, sendo um importante termômetro do mercado imobiliário. Apesar de ser um indicador antecedente, as vendas de casas novas podem apresentar volatilidade mês a mês. A recuperação vista nas vendas é um sinal de que o mercado imobiliário pode estar encontrando um ponto de equilíbrio e até mesmo se fortalecer nos próximos meses.
Paralelamente ao aumento das vendas de casas novas, o início da construção de moradias também teve um salto significativo em maio. Com a oferta de moradias continuando apertada e as revendas de casas em ascensão, o mercado imobiliário mostra sinais de recuperação. Economistas afirmam que essa melhora no setor imobiliário reforça a necessidade de o Federal Reserve manter o aumento da taxa de juros.
O Federal Reserve tem elevado sua taxa básica de juros desde março de 2022, com um total de 500 pontos-base. A projeção é de mais dois aumentos de juros ainda este ano, visando controlar a demanda na economia como um todo. O ciclo de aumento de juros mais rápido desde a década de 1980 tem impactado fortemente o mercado imobiliário, sendo uma das áreas mais afetadas por essas medidas.
A confiança das construtoras residenciais também é um indicador positivo, com dados recentes mostrando um aumento para território positivo em junho, pela primeira vez em 11 meses. A soma desses fatores sugere uma possível recuperação do mercado imobiliário nos Estados Unidos, o que pode refletir em um cenário mais favorável para os compradores e construtores.
É importante estar atento às movimentações do Federal Reserve e às mudanças nas políticas econômicas que possam impactar o mercado imobiliário. A recuperação vista nas vendas de casas novas e na construção de moradias pode ser um sinal de estabilização e crescimento para o setor, trazendo expectativas positivas para o futuro do mercado imobiliário nos Estados Unidos.
Acesse o vídeo abaixo para mais informações sobre esse cenário econômico:
[Assista o vídeo sobre a decisão do BC dos EUA aqui](https://www.youtube.com/watch?v=-D8ZCObZ8Ck)
![BC dos EUA mantém taxa de juros e interrompe ciclo de alta](https://img.youtube.com/vi/-D8ZCObZ8Ck/sddefault.jpg)
Legenda: Vídeo sobre a decisão do BC dos EUA em relação à taxa de juros.
Compartilhe essas informações sobre o mercado imobiliário nos Estados Unidos e fique por dentro das últimas atualizações econômicas.
Fim do artigo.
Leia a matéria na integra em: CNN Brasil
Morar bem e ter aquele lugar para relaxar pode ser a chave para um estilo de vida de sucesso e sofisticação.
Que tal viver e ter um imóvel nas melhores regiões no Rio de Janeiro?
Conheça as oportunidades que temos na Zona Sul, Barra da Tijuca, Itaipava, Angra dos Reis e Búzios.
Acesse nossa Loja de Imóveis e me chame para uma conversa. « Guleal.com »
Vamos te ajudar a encontrar um lugar para viver tudo que você merece nessa vida. Invista em você e tenha um patrimônio sólido a sua escolha nos 4 melhores lugares do estado do Rio de Janeiro!