As vendas e lançamentos de imóveis residenciais no Brasil registraram um aumento significativo no segundo trimestre deste ano, de acordo com dados divulgados pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic) nesta segunda-feira.
Segundo a entidade, as vendas de residências cresceram 17,9% em relação ao mesmo período do ano passado e 8,5% em comparação com o trimestre anterior, totalizando 93,74 mil unidades vendidas. Já os lançamentos apresentaram um aumento de 7% em relação ao ano anterior e de 28% em relação ao trimestre anterior, totalizando 83,93 mil unidades lançadas.
A Cbic destacou que as vendas no trimestre atingiram um patamar recorde na série histórica do indicador, elevando o acumulado dos últimos 12 meses para 353,95 mil unidades. Esse cenário é um reflexo do aquecimento do mercado imobiliário no país.
No segmento de imóveis do programa habitacional Minha Casa, Minha Vida, as vendas tiveram um salto de 46% em relação ao ano anterior, totalizando 39,33 mil unidades vendidas no segundo trimestre. Em comparação com o primeiro trimestre, o crescimento foi de 18,5%. Os lançamentos também apresentaram um aumento expressivo, atingindo 44,76 mil unidades no período, o que representa um crescimento de 86,7% em relação ao mesmo período de 2023 e de 46,7% em relação ao trimestre anterior.
Um fator que contribuiu para esse bom desempenho do mercado imobiliário foi a aprovação pelo Conselho Curador do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) de um acréscimo de mais de R$ 20 bilhões para habitação no início deste mês. Com esse aumento, os recursos totais para o ano alcançam R$ 127,6 bilhões, conforme anunciado pelo Ministério das Cidades. A Cbic ressaltou que essa suplementação do orçamento do FGTS traz mais segurança para o desenvolvimento de empreendimentos enquadrados no programa Minha Casa, Minha Vida.
O cenário positivo no mercado imobiliário reflete a retomada da confiança dos consumidores e investidores no setor, assim como a busca por moradia própria em um momento de juros mais baixos e condições favoráveis de financiamento. Com os números em alta, a expectativa é de que o mercado imobiliário continue aquecido nos próximos trimestres, impulsionando o desenvolvimento do setor e contribuindo para a geração de empregos e o crescimento econômico do país.
Nesse contexto, é fundamental que as medidas de estímulo ao setor imobiliário sejam mantidas e ampliadas, garantindo a sustentabilidade desse crescimento e a realização do sonho da casa própria para um número cada vez maior de brasileiros.
Portanto, o panorama atual do mercado imobiliário no Brasil é promissor, com perspectivas de crescimento e investimentos que beneficiam tanto os consumidores quanto o desenvolvimento do país como um todo. É importante que as políticas públicas e privadas estejam alinhadas e focadas em promover um ambiente favorável para o setor, garantindo que esse momento positivo seja mantido e ampliado a longo prazo.
Leia a matéria na integra em: CNN Brasil
Morar bem e ter aquele lugar para relaxar pode ser a chave para um estilo de vida de sucesso e sofisticação.
Que tal viver e ter um imóvel nas melhores regiões no Rio de Janeiro?
Conheça as oportunidades que temos na Zona Sul, Barra da Tijuca, Itaipava, Angra dos Reis e Búzios.
Acesse nossa Loja de Imóveis e me chame para uma conversa. « Guleal.com »
Vamos te ajudar a encontrar um lugar para viver tudo que você merece nessa vida. Invista em você e tenha um patrimônio sólido a sua escolha nos 4 melhores lugares do estado do Rio de Janeiro!