Medidas Emergenciais: Prefeitura do Rio Implementa Protocolo para Enfrentar Calor Extremo nos Próximos Dias

0

Medidas de Combate ao Calor Intenso são Anunciadas pela Prefeitura do Rio

A Prefeitura do Rio de Janeiro anunciou, neste domingo (16/02), no Centro de Operações e Resiliência (COR-Rio), ações preventivas visando a saúde da população diante da previsão de temperaturas extremas para os próximos dias. Em destaque, os dias 17 e 18 de fevereiro devem registrar temperaturas que podem igualar ou superar o recorde de 41,8°C, estabelecido em fevereiro de 2023 na estação de Irajá, segundo o Sistema Alerta Rio.

Entre as medidas detalhadas pelo Prefeito Eduardo Paes, estão a abertura de 58 pontos de resfriamento em diversas áreas da cidade, além da implementação de paradas para hidratação de funcionários que atuam em situações de exposição ao sol. Outra ação importante será a preparação da rede de saúde municipal para um possível aumento nas consultas e atendimentos relacionados aos impactos da alta temperatura.

“Estamos cientes dos riscos que o calor extremo pode causar à saúde. Queremos que as pessoas possam aproveitar a cidade de forma saudável. O Rio é conhecido por seus espaços públicos e praias e queremos preservar isso”, afirmou Paes, enfatizando a importância de se manter alerta durante os períodos mais quentes.

A equipe de apoio à gestão do calor também contou com a presença do vice-prefeito, Eduardo Cavaliere, do chefe-executivo do COR-Rio, Marcus Belchior, do secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, da secretária municipal de Meio Ambiente e Clima, Tainá de Paula, e da meteorologista chefe do Sistema Alerta Rio, Raquel Franco.

Estratégia de Prevenção

Desde junho de 2023, o COR-Rio promove a monitoração dos níveis de calor, utilizando uma classificação que vai de "Calor 1" a "Calor 5", com base em critérios de temperatura e umidade. As ações para os primeiros níveis incluem medidas de comunicação com a população sobre como se proteger do calor intenso.

Marcus Belchior explicou que os organizadores de eventos já estão se adaptando ao protocolo, promovendo ações como a distribuição de água e a instalação de tendas de sombra. “Ter o conhecimento sobre o protocolo faz com que tomem medidas preventivas que são fundamentais nesse contexto”, observou.

Os dados do Centro de Inteligência Epidemiológica (CIE) revelam que dos 45 primeiros dias de 2025, 27 foram registrados fora da classificação "Calor 1". Em um contexto global, o Serviço de Mudança Climática Copernicus (C3S) alertou que janeiro de 2025 foi o mais quente já registrado, superando significativas médias históricas.

Preparação da Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde destacou a necessidade de medidas preventivas, com foco no aumento de atendimentos decorrentes do calor. Durante a apresentação, o secretário Daniel Soranz mencionou que o mês de janeiro já apresentou um aumento considerável em atendimentos relacionados ao calor, incluindo desidratação e complicações em pacientes com doenças crônicas. Estima-se que cerca de 3 mil pessoas buscaram auxílio devido a problemas associados às altas temperaturas.

Soranz ressaltou a importância de a população se manter hidratada, utilizando roupas leves e evitando a exposição direta ao sol, especialmente em horários de pico. Caso os cidadãos sintam sintomas como tontura, fraqueza e outros sinais graves, recomenda-se procurar imediatamente uma unidade de saúde.

Impactos no Carnaval

As altas temperaturas também afetam o Carnaval de Rua deste ano. Novas regras foram implementadas para os organizadores de blocos, que devem seguir as orientações do protocolo de calor. Fiscais da Riotur e da Secretaria Municipal de Ordem Pública estarão monitorando a implementação das medidas de adaptação aos eventos.

Condições Climáticas Globais

A situação climática no Brasil alinha-se a um cenário global alarmante, conforme relatado pela Organização Meteorológica Mundial (OMM). A entidade destacou que os últimos anos têm registrado temperaturas cada vez mais elevadas, com 2022 sendo o quinto ano mais quente da história e 2023 e 2024 ultrapassando as médias pré-industriais em temperaturas globais.

Com a chegada do calor intenso, a Prefeitura do Rio reforça a importância da conscientização e da adoção de atitudes preventivas pela população, lembrando que o cuidado com a saúde deve ser sempre prioridade em condições climáticas adversas.

Leia a matéria na íntegra em: Centro de operações Rio


Acesse nossa Loja de Imóveis e me chame para uma conversa. « Guleal.com »

Vamos te ajudar a encontrar um lugar para viver tudo que você merece nessa vida. Invista em você e tenha um patrimônio sólido a sua escolha nos 4 melhores lugares do estado do Rio de Janeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *