Maceió: Capital Nordestina com os Maiores Preços de Imóveis
Maceió, a capital de Alagoas, se destaca como a cidade do Nordeste com o maior preço médio de imóveis, conforme o Índice FipeZap de Venda Residencial. Esse índice, que monitora a variação dos preços em 56 cidades do Brasil, revelou que, em junho, o valor médio por metro quadrado na capital alagoana atingiu R$ 9.402, superando a média nacional, que é de R$ 9.319 por m².
O período de junho trouxe um crescimento de 0,93% no preço dos imóveis em Maceió, acumulando uma alta de 1,3% ao longo de 2025. Em comparação com o mesmo mês do ano anterior, desde junho de 2024, os imóveis residenciais na cidade apresentaram uma valorização de 5,5%.
Os Bairros em Alta
Os bairros que mais se destacaram em termos de valorização foram Jacarecica, com uma impressionante alta de 20,3%, seguida de Cruz das Almas, com 11,5%, e Pajuçara, que registrou um aumento de 9,1%. Por outro lado, os bairros Poço e Mangabeiras apresentaram uma leve queda nos preços, ambos com variação de -4,3% no mesmo mês.
Franquezas do Mercado Nacional
No cenário nacional, o Índice FipeZap registrou um aumento médio de 0,45% nos preços de venda de imóveis residenciais no mês de junho de 2025. Esse número é bem próximo ao crescimento de 0,46% observado no mês anterior. A análise por tipo de imóvel mostra que as unidades de um dormitório tiveram a maior valorização, com um incremento de 0,61%, enquanto os imóveis com quatro ou mais dormitórios tiveram uma valorização mais tímida de 0,18%.
Cidades em Crescimento
Entre as 56 cidades analisadas, 48 observaram uma alta nos preços. Dentre as capitais, 18 delas também registraram crescimento: Vitória (2,71%), Fortaleza (1,91%), São Luís (1,58%) e Belém (1,52%) estão entre os destaques. Em contrapartida, alguns locais experimentaram uma redução nos preços, como Campo Grande (-1,18%) e Brasília (-0,87%).
Acumulados do Primeiro Semestre
Com o fechamento do primeiro semestre, o Índice FipeZap de Venda Residencial apontou uma alta acumulada de 3,33%, superando a inflação, que foi de 3,01% até maio segundo o IPCA/IBGE, assim como constatado pelo IGP-M, que indicou uma deflação de 0,94% nos preços da economia brasileira.
A valorização do setor imobiliário abrangeu 55 das 56 cidades monitoradas, com várias capitais se destacando: Vitória (+11,88%), Salvador (+9,86%) e João Pessoa (+9,20%), entre outras. Em contraste, Goiânia foi a única capital a registrar uma queda nos preços, com -0,64% no primeiro semestre.
Considerações Finais
A dinâmica do mercado de imóveis em Maceió e em outras partes do Brasil reflete a realidade desafiadora e, ao mesmo tempo, promissora do setor. Os dados do Índice FipeZap oferecem uma visão abrangente sobre as tendências e variações nos preços, permitindo que tanto investidores quanto interessados em adquirir um imóvel fiquem mais bem-informados sobre o cenário atual.
Leia a matéria na integra em: www.cadaminuto.com.br
Acesse nossa Loja de Imóveis e fale conosco sobre a compra ou venda da sua propriedade.« Guleal.com »
Obs: Artigos de clipping adaptados e gerados automaticamente por consulta na web com menção da fonte original. Se for algum motivo você acredita que esse artigo está em desacordo. Solicite ajustes ou remoções pelo email: remova@blog.guleal.com.br