Goodstorage: A Revolução no Armazenamento Urbano
A cada vez que você solicita um remédio, compra ração ou precisa de um reparo no elevador, é bem provável que esteja utilizando os serviços da Goodstorage. Fundada em 2013 na cidade de São Paulo, a empresa começou sua trajetória focada em espaços para armazenamento de móveis, mas sua presença tem crescido significativamente nos últimos anos, destacando-se como um player importante na metrópole.
Atualmente, a Goodstorage já conta com uma área locável superior a 500.000 metros quadrados, distribuídos em mais de 60 galpões logísticos na capital e em seis cidades do estado. No total, a empresa possui 68 unidades, incluindo quatro no Rio de Janeiro, um em Brasília e um em Belo Horizonte, com outros cinco espaços em construção — localizados em duas das ruas mais desejadas do bairro nobre do Itaim, Tabapuã e Joaquim Floriano.
Investimentos e Estratégias
Desde o seu lançamento, a Goodstorage já investiu mais de 600 milhões de dólares em terrenos e não realizou a venda de nenhum deles. Segundo o fundador, Thiago Cordeiro, a visão da empresa sempre foi a de maximizar dividendos. O principal investidor é o Washington State Fund, um fundo de pensão americano que atua no mercado imobiliário global, que recentemente aprovou a expansão da estratégia da Goodstorage.
Após um MBA em Chicago focado em mobilidade urbana e planejamento, Cordeiro decidiu explorar o potencial dos galpões para delivery e atender uma diversidade de necessidades corporativas. Com isso, a empresa diversificou seus projetos, criando opções de armazenamento que atendem tanto famílias que buscam uma “extensão de casa” como empresas que precisam de espaços estratégicos.
Experiência do Cliente e Inovação
Os espaços menores, a partir de apenas 1 metro quadrado, têm atraído famílias em bairros como Pinheiros e Jardins, onde os preços podem ser comparáveis aos aluguéis de imóveis. Cordeiro afirma: “O preço pode se aproximar do valor de aluguel nessas áreas, por que não?”.
A principal fonte de crescimento, porém, vem dos projetos voltados para empresas que necessitam de agilidade na entrega. O e-commerce tem priorizado a criação de imóveis que possibilitem a entrega da “última milha”, e a Goodstorage se posiciona para oferecer soluções que abrangem até a “meia milha” final.
Com projetos extensos, como os 150.000 metros quadrados distribuídos em três endereços na Lapa, a box company combina armazenamento com espaço de escritório, permitindo que as empresas diminuam custos, já que o preço do metro quadrado pode ser até 80% inferior ao da famosa região da Faria Lima.
Demanda em Alta e Mudanças no Mercado
Hoje, a Goodstorage atende a uma ampla gama de clientes, fornecendo espaços para itens que vão de sapatos a produtos de cuidados pessoais, além de realizar manutenção em eletrônicos. Entre os principais clientes estão grandes marcas como Mercado Livre e Shopee, que utilizam os galpões para agilizar suas operações de entrega.
De acordo com Cordeiro, as empresas estão cada vez mais atentas à eficiência dos custos por entrega, repassando esse valor ao consumidor. O cenário de pandemia alterou significativamente o comportamento de compra, aumentando a demanda por entregas rápidas e eficientes.
As negociações atuais envolvem equipes multidisciplinares, permitindo ajustes mais flexíveis em contratos de aluguel. O preço médio do metro quadrado cobrado pela Goodstorage dobrou nos últimos cinco anos.
Perspectivas Futuras
Atualmente, Cordeiro estima que a Goodstorage possui cerca de 60% do mercado de armazenamento urbano em São Paulo, um nicho avaliado em aproximadamente 850 mil metros quadrados. O objetivo é alcançar 1 milhão de metros quadrados ao longo dos próximos cinco anos. Contudo, a competição por terrenos adequados está cada vez mais acirrada, especialmente com incorporadoras focadas no setor residencial.
A empresa já distribui dividendos que foram calculados com base na inflação mais 10 pontos percentuais. No cenário atual, com elevadas taxas de juros e a valorização imobiliária, equilibrar as contas tem se mostrado um desafio contínuo.
Dentre as estratégias para o futuro, estão investimentos em serviços e inteligência de dados, além de iniciativas como a instalação de placas solares em 50 mil metros quadrados para gerar energia. A empresa também está desenvolvendo estações de recarga para veículos elétricos.
Por fim, a Goodstorage já possui galpões em Brasília, Belo Horizonte e Rio de Janeiro, resultado da aquisição de 26 imóveis do concorrente Guarde Aqui no ano anterior, e futuramente planeja expandir suas operações nessas regiões. Para uma companhia que acumula anos de experiência em São Paulo, enfrentar os desafios fora da capital será um passo decisivo.
Leia a matéria na integra em: exame.com
Acesse nossa Loja de Imóveis e fale conosco sobre a compra ou venda da sua propriedade.« Guleal.com »
Obs: Artigos de clipping adaptados e gerados automaticamente por consulta na web com menção da fonte original. Se for algum motivo você acredita que esse artigo está em desacordo. Solicite ajustes ou remoções pelo email: remova@blog.guleal.com.br