Exposições Imperdíveis na Cidade do Rio de Janeiro
A arte contemporânea brasileira continua a florescer no Rio de Janeiro, apresentando uma diversidade de vozes e expressões. Com várias exposições em cartaz, o público é convidado a explorar o trabalho de novos e renomados artistas. Confira algumas das principais mostras que você não pode perder.
Águas da Amazônia
Na Galeria de Arte Ibeu, a artista Ana Luiza Varella apresenta a exposição Águas da Amazônia, uma pesquisa visual que homenageia os rios que cortam a floresta amazônica e suas interações com a costa brasileira. Com curadoria de Márcia Marschhausen, Varella apresenta obras vibrantes que ressaltam a importância da preservação ambiental em um ano crucial, marcado pela COP 30. Entre suas obras estão Pororoca e O Grande Estrondo, que capturam o momento em que as águas do Rio Amazonas encontram o Oceano Atlântico.
Onde: Galeria de Arte Ibeu, Rua Maria Angélica, 168, Jardim Botânico.
Quando: De 13 de março a 30 de maio, seg. a qui., 13h/19h; sáb., 12h/18h.
Entrada: Grátis.
Fantástico Feminino: a Arte de Rosana Pereira
Rosana Pereira, fazendo parte da terceira geração de uma família de ceramistas em Minas Gerais, traz sua arte ao Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular. Sua mostra, que explora o humor na integração de figuras humanas e animais, oferece uma visão leve e romântica do cotidiano. Todas as peças estão à venda, permitindo que os visitantes levem para casa um pouco da magia do Vale do Jequitinhonha.
Onde: Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular, Sala do Artista Popular.
Quando: De 14 de março a 18 de maio, ter. a sáb., 10h/18h; sáb., dom. e fer., 11h/17h.
Entrada: Grátis.
Finca-pé: Estórias da Terra
O CCBB recebe Antonio Obá com a exposição Finca-pé: Estórias da Terra, que apresenta mais de cinquenta obras que incluem desenhos, pinturas e instalações. Com curadoria de Fabiana Lopes, a mostra explora a relação do artista com o Cerrado e sua rica simbologia, refletindo sobre a identidade cultural brasileira e suas contradições. Este é um convite para refletir sobre a construção cultural do Brasil através da arte.
Onde: CCBB, Rua Primeiro de Março, 66, Centro.
Quando: Até 2 de junho, qua. a seg., 9h/20h.
Entrada: Grátis.
In Limbo
A artista russa Katerina Kovaleva traz sua instalação In Limbo, que explora o conceito de "espera". Adaptadas ao Parque das Ruínas, as obras incluem uma instalação feita com tecido de paraquedas, simbolizando a esperança. Kovaleva reinterpreta o Limbo de Dante, oferecendo um espaço de reflexão sobre a dualidade entre alegria e dor.
Onde: Parque Glória Maria, Rua Murtinho Nobre, 169, Santa Teresa.
Quando: De 14 de março a 31 de maio, ter. a dom., 9h/18h.
Entrada: Grátis.
Jardim de Verão
A coletiva Jardim de Verão propõe uma imersão no mundo botânico, explorando temas como o calor e a libido. Organizada por Bruno Castaing e Marcelo Rezende, a exposição combina pinturas, esculturas e fotografias para criar um ambiente vibrante e interativo que celebra a conexão entre natureza e corpo.
Onde: Fábrica Bhering, Rua Orestes 28, Santo Cristo, 2° andar.
Quando: De 16 a 29 de março, qua. a sex., 12h30/17h; sáb., 10h/18h.
Entrada: Grátis.
Lugares na Pintura
Lugares na Pintura é uma mostra com 22 obras de Emeric Marcier, que retratou paisagens e temas religiosos durante sua vida no Brasil. Acurada por Evandro Carneiro, a exposição destaca a influência das cidades históricas mineiras na obra desse artista romeno que adotou o Brasil como lar.
Onde: Galeria Evandro Carneiro Arte, Gávea Trade Center.
Quando: Até 29 de março, seg. a sáb., 10h/19h.
Entrada: Grátis.
Minha Gente de Barro
Apresentando 28 figuras de barro que representam personagens ricas em histórias, a ceramista Pipsi Munk exibe suas obras no Espaço Cultural Municipal Sergio Porto. A artista, que vive na Alemanha, retorna ao Brasil para esta inauguração, revelando um modo singular de estar no mundo por meio da cerâmica.
Onde: Galeria do Espaço Cultural Municipal Sergio Porto, Rua Visconde de Silva, Humaitá.
Quando: De 14 de março a 6 de abril, qua. a dom., 16h/21h.
Entrada: Grátis.
Nação Bate-Bola
A exposição Nação Bate-Bola, do artista Andre Arruda, leva o público a uma viagem pelo universo dos bate-bolas do Rio de Janeiro. Com curadoria de Isabel Portella, a mostra é composta por fotografias, documentários e adereços dessa tradição cultural rica que vem das periferias cariocas.
Onde: Sesc Madureira, Rua Ewbanck da Câmara, 90.
Quando: De 23 de março a 22 de junho, ter. a sex., 10h/19h; dom. e fer., 10h/16h.
Entrada: Grátis.
Paço Imperial
O Paço Imperial recebe diversas exposições, incluindo Fazer o Ar, de Iole de Freitas, e O Manuscrito, de Claudia Lyrio, que reúne obras interligando escrita e pintura. Essas mostras oferecem uma ampla visão do cenário artístico contemporâneo.
Onde: Paço Imperial, Praça XV de Novembro, 48, Centro.
Quando: De 16 de março a 11 de maio, ter. a dom. e fer., 12h/18h.
Entrada: Grátis.
Neste cenário vibrante e em constante evolução, o Rio de Janeiro se reafirma como um importante polo cultural, convidando todos a se deleitarem com o que há de melhor na arte contemporânea. Não perca a oportunidade de visitar essas exposições e se inspirar!
Leia a matéria na íntegra em: Veja Rio
Acesse nossa Loja de Imóveis e me chame para uma conversa. « Guleal.com »
Vamos te ajudar a encontrar um lugar para viver tudo que você merece nessa vida. Invista em você e tenha um patrimônio sólido a sua escolha nos 4 melhores lugares do estado do Rio de Janeiro!