O Guia Michelin, reconhecido como o mais antigo e prestigiado guia de gastronomia do mundo, lançou nesta segunda-feira (20) a edição de 2024 para Rio de Janeiro e São Paulo. Criado no início do século 20 como um livro turístico pela renomada empresa fabricante de pneus Michelin, o guia se tornou referência na avaliação de restaurantes ao redor do mundo.
Após uma pausa de quatro anos em suas atividades no Brasil, o Guia Michelin retorna com uma cerimônia de lançamento no histórico Copacabana Palace, reunindo uma seleção de chefs, empresários e profissionais do setor gastronômico. A cerimônia será transmitida ao vivo pelo canal do Guia Michelin no YouTube, a partir das 19h.
Os estabelecimentos agraciados com as cobiçadas estrelas Michelin serão revelados durante o evento, destacando os melhores restaurantes das duas cidades. Além das estrelas, o guia também apresentará a lista dos escolhidos na categoria Bib Gourmand, que são restaurantes que oferecem uma excelente relação entre qualidade e preço.
As seleções do Guia Michelin são feitas por um time de inspetores especializados e anônimos, que seguem criteriosamente cinco critérios de avaliação: qualidade dos produtos, harmonia dos sabores, domínio das técnicas culinárias, personalidade da cozinha e consistência ao longo do tempo e do menu como um todo.
No Rio de Janeiro, apenas cinco restaurantes foram agraciados com estrelas Michelin. O Cipriani, comandado pelo chef Nello Cassese, o Lasai, sob a batuta do chef Rafa Costa e Silva, e o restaurante oriental Mee receberam uma estrela cada. Já o Oteque, do chef Alberto Landgraf, e o Oro, do chef Felipe Bronze, conquistaram duas estrelas cada.
É importante ressaltar que até o momento, nenhum restaurante brasileiro recebeu mais do que duas estrelas do Guia Michelin. E para incentivar a presença do guia nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo, as prefeituras locais estão destinando um investimento de R$ 9 milhões até 2026.
O Guia Michelin é uma referência internacional na avaliação da alta gastronomia e suas estrelas servem como um reconhecimento do trabalho e talento dos chefs e suas equipes. A cada nova edição, o guia gera expectativas e movimenta o cenário gastronômico, elevando o padrão de excelência e qualidade na culinária.
Com a divulgação dos restaurantes premiados, a expectativa é que a gastronomia no Rio de Janeiro e em São Paulo ganhe ainda mais visibilidade e atraia a atenção de apreciadores de alta cozinha. O Guia Michelin continua sendo uma fonte confiável e respeitada para quem busca experiências gastronômicas memoráveis em todo o mundo.
Leia a matéria na integra em: Veja Rio
Morar bem e ter aquele lugar para relaxar pode ser a chave para um estilo de vida de sucesso e sofisticação.
Que tal viver e ter um imóvel nas melhores regiões no Rio de Janeiro?
Conheça as oportunidades que temos na Zona Sul, Barra da Tijuca, Itaipava, Angra dos Reis e Búzios.
Acesse nossa Loja de Imóveis e me chame para uma conversa. « Guleal.com »
Vamos te ajudar a encontrar um lugar para viver tudo que você merece nessa vida. Invista em você e tenha um patrimônio sólido a sua escolha nos 4 melhores lugares do estado do Rio de Janeiro!