Volumes interligados revitalizam a destilaria Glenmorangie
Localizada próxima a Tain, no norte da Escócia, a destilaria Glenmorangie tem sido um marco na fabricação de whisky das Terras Altas desde sua fundação em 1843. Em 2016, a Glenmorangie Company lançou um concurso para a ampliação de seu histórico local, contratando o arquiteto Barthélémy Griño para idealizar o projeto. Em 2024, a prática franco-uruguaia e parisiense entregou dois edifícios industriais que redefinem a identidade da destilaria, simbolizando o renovado espírito da marca e sua ambiciosa estratégia de desenvolvimento.
A arquitetura icônica emerge de dois novos volumes interligados. Um deles é uma torre de 20 metros de altura que se destaca em todo o cenário. Inspirada nos antigos faróis que guiavam os navios no Dornoch Firth, essa estrutura enfatiza uma modernidade vibrante, com seu volume transparente e cúbico agindo também como um símbolo contemporâneo, revelando dois dos maiores alambiques de whisky da Escócia. Durante o dia, este farol reflete o céu em mudança, capturando suas tonalidades e luminosidade. Painéis de madeira na fachada de vidro fazem uma sutil referência aos barris de carvalho, onde o whisky amadurece e desenvolve seu sabor.
Toda a estrutura da nova destilaria é projetada para promover a ventilação. Barthélémy Griño concebeu o farol com duas intenções principais: eliminar a semiótica industrial e criar uma envoltória arquitetônica vibrante e cinética. A nova torre de vidro abriga dois alambiques monumentais, além de um laboratório onde é possível criar e degustar os melhores whisky, desfrutando de vistas panorâmicas sobre o Mar do Norte. Um segundo edifício, de menor altura, completa a instalação, fundindo-se sutilmente com os armazéns existentes, revestidos em pedra local e ardósia.
Devido à localização isolada da destilaria e à sua área de conservação, a abordagem ética em relação ao meio ambiente limitou a cadeia de fornecimento de materiais de construção. Assim, os arquitetos utilizaram pedras reaproveitadas de uma demolição no local para a fachada. A ardósia e o pavimento têm origem em pedreiras locais próximas à destilaria. Em contraste, os pisos são compostos por estrutura metálica e painéis de grelha, antecipando a evolução de usos futuros. As fachadas possuem várias aberturas localizadas em lados opostos para aumentar a ventilação natural nas áreas de produção.
A ampliação da destilaria Glenmorangie busca expressar a identidade da marca, criar valor adicional para a equipe e visitantes, melhorar a percepção do local e refletir a busca pela perfeição dessa renomada empresa. Notavelmente, a extensão é parcialmente alimentada por biogás, proveniente diretamente do processo de destilação. Nesse novo espaço, os destiladores podem dar asas à criatividade, experimentando diversas receitas.
A destilaria Glenmorangie permanece como um pilar na fabricação de whisky das Terras Altas desde 1843, e sua recente reformulação traz um olhar para o futuro, mantendo viva a tradição e a excelência que a marca sempre representou.
Os novos volumes interligados não apenas renovam a estética da destilaria, mas também reafirmam seu compromisso com a sustentabilidade e a inovação. O projeto de Griño é um exemplo notável de como a arquitetura pode transformar e revitalizar locais históricos, mantendo sua essência enquanto avança para novos horizontes.
Leia a matéria na integra em: Designboom
Acesse nossa Loja de Imóveis e me chame para uma conversa. « Guleal.com »
Vamos te ajudar a encontrar um lugar para viver tudo que você merece nessa vida. Invista em você e tenha um patrimônio sólido a sua escolha nos 4 melhores lugares do estado do Rio de Janeiro!