A Casa Museu Eva Klabin inaugura neste sábado (6) a exposição “Eterno Egito: A Imortalidade nas Coleções Viscondessa de Cavalcanti e Eva Klabin”. A mostra reúne 100 artefatos egípcios datados de até 3000 anos a.C., selecionados dos acervos das duas colecionadoras, com entrada gratuita.
A Viscondessa de Cavalcanti (1853-1946) e Eva Klabin (1903-1991), separadas por cinquenta anos, compartilharam o interesse pela arte do Egito Antigo e formaram suas coleções por meio de viagens internacionais e visitas a ateliês de artistas e antiquários. Com curadoria de Helena Severo e Douglas Fasolato, a exposição reflete a crença dos antigos egípcios na vida após a morte e destaca o papel das mulheres no colecionismo brasileiro.
Na coleção da Viscondessa, destacam-se artefatos como uma estela policromada de Per-a-Iset e fragmentos de um rosto de ataúde masculino. Já na coleção de Eva Klabin, encontramos um rosto de esquife de madeira dourada e uma estela funerária de pedra pertencente a Thutmés, representando o deus dos mortos, Osíris.
A exposição também conta com obras de arte contemporânea que dialogam com as peças históricas, refletindo o fascínio da humanidade pelo Egito Antigo ao longo dos séculos. A coleção egípcia de Eva Klabin, atualmente a maior em exibição no Rio de Janeiro, integra o acervo permanente da casa museu, enquanto a da Viscondessa de Cavalcanti pertence ao Museu Mariano Procópio, em Juiz de Fora (MG).
A mostra estará em cartaz na Casa Museu Eva Klabin, localizada na Avenida Epitácio Pessoa, 2480, na Lagoa, de quarta a domingo, das 14h às 18h, até o dia 15 de setembro. A visitação é gratuita e proporciona aos espectadores uma imersão na cultura e arte do Egito Antigo, além de um mergulho na história do colecionismo brasileiro.
Em um cenário que mescla o antigo e o contemporâneo, a exposição “Eterno Egito” convida o público a refletir sobre a imortalidade e o legado deixado pela civilização egípcia. Uma oportunidade única de apreciar peças únicas e mergulhar em uma viagem no tempo através dos olhos das colecionadoras Viscondessa de Cavalcanti e Eva Klabin.
Leia a matéria na integra em: Veja Rio
Morar bem e ter aquele lugar para relaxar pode ser a chave para um estilo de vida de sucesso e sofisticação.
Que tal viver e ter um imóvel nas melhores regiões no Rio de Janeiro?
Conheça as oportunidades que temos na Zona Sul, Barra da Tijuca, Itaipava, Angra dos Reis e Búzios.
Acesse nossa Loja de Imóveis e me chame para uma conversa. « Guleal.com »
Vamos te ajudar a encontrar um lugar para viver tudo que você merece nessa vida. Invista em você e tenha um patrimônio sólido a sua escolha nos 4 melhores lugares do estado do Rio de Janeiro!