MycoMuseum da Anomalia: Mobiliário e Designs em Micélio
Suyash Sawant e Bhakti Vinod Loonawat, do coletivo Anomalia, estão à frente do MycoMuseum, uma exposição que propõe um olhar inovador para o futuro dos fungos e o uso do micélio. O evento, que ocorrerá entre os dias 13 e 15 de dezembro de 2024, na cidade de Mumbai, na Índia, faz parte da iniciativa Conscious Collective do Godrej Design Lab. A feira promete apresentar peças de mobiliário e designs de materiais que utilizam blocos biodegradáveis e couro reciclável, com destaque para cadeiras feitas de micélio.
Peças em Destaque
Entre as atrações do MycoMuseum, estão os blocos biodegradáveis e o sistema de paredes denominado MycoBlox, desenvolvido pela MYCL Bio e ROHA. Outro destaque é o MycoCore, uma colaboração entre Anomalia e a designer de moda Anushé Pirani, que resulta em roupas confeccionadas a partir do micélio. Também será apresentado o tecido MycoLiving, um couro reciclável criado a partir do micélio, além de designs de embalagens feitos pela ROHA em parceria com estudantes da L. S. Raheja School of Architecture. Essas criações demonstram o potencial do micélio como uma matéria-prima acessível para a produção de móveis, materiais e têxteis.
Anomalia MycoBlox | fotos © MYCL Bio, cortesia de Anomalia, salvo indicação em contrário
Blocos Leves e Empilháveis de Fungos
No MycoMuseum, o micélio se torna a estrela, ocupando um espaço central em móveis e têxteis. Os visitantes encontrarão o MycoBlox, um sistema de parede feito a partir da estrutura do fungo. A pesquisa por trás da plataforma Anomalia utiliza resíduos agrícolas para cultivar esses blocos, que são leves, empilháveis e suportam carga.
Esses blocos são projetados com um baixo impacto de carbono, o que ajuda a reduzir as emissões e o desperdício de construção, sendo completamente biodegradáveis. Ao final de seu ciclo de vida, eles retornam ao ciclo de recursos da Terra. Cada MycoBlox é produzido em moldes compostos por cinco partes, resultado de uma colaboração entre a equipe de design de Anomalia e a MYCL Bio.
Anomalia MycoBlox na instalação de produção da MYCL, Mycotech Lab em Bandung, Indonésia
Couro Reciclável para Cadeiras de Micélio
Outro destaque na exposição é a cadeira MycoLiving, que é envolvida em couro reciclável feito de micélio. Essa peça de mobiliário utiliza o couro à base de micélio da MYCL Bio, conhecido como Mylea, resultando em uma cadeira totalmente reciclável. A equipe de design vê o micélio como um material acessível para o dia a dia, conceito que é igualmente explorado no MycoCore.
Nessa colaboração, Anomalia, Anushé Pirani e Mycl Bio transformam o micélio em vestuário, criando roupas que podem ser tecidos em vestidos ou outras peças. Os recortes resultantes do processo de modelagem das brânquias são reutilizados, transformando-se em fios de micélio finos que adicionam profundidade e textura à base da peça.
Cada bloco pesa cerca de 1,6 quilos e pode suportar até 1,5 toneladas de carga
Estágios iniciais de prototipagem do Anomalia MycoBlox
Montagem do ‘Anomalia MycoBlox’ na exposição do MycoMuseum | foto © Bhushan Gavas, cortesia de Anomalia
Exposição MycoMuseum no Conscious Collective 2024 | foto © Bhushan Gavas, cortesia de Anomalia
A exposição MycoMuseum da Anomalia apresenta micélio como mobiliário e designs
O MycoMuseum promete ser um verdadeiro marco na exploração de soluções sustentáveis e inovadoras no design, colocando o micélio como uma alternativa viável e futurista para os desafios do consumo e da produção. Em um mundo que busca cada vez mais por sustentabilidade, a exposição da Anomalia se destaca como uma proposta empolgante e necessária.
Leia a matéria na integra em: Designboom
Acesse nossa Loja de Imóveis e me chame para uma conversa. « Guleal.com »
Vamos te ajudar a encontrar um lugar para viver tudo que você merece nessa vida. Invista em você e tenha um patrimônio sólido a sua escolha nos 4 melhores lugares do estado do Rio de Janeiro!