Novo Museu de Nova York Dobrá Espaço para Arte Contemporânea
Um dos museus mais queridos de Nova York, o New Museum, anunciou a conclusão de sua tão esperada expansão, projetada pelo renomado escritório de arquitetura OMA, para o outono de 2025. Com a colaboração da Cooper Robertson, essa nova edificação de 5.574 metros quadrados marcará a primeira construção pública da OMA na cidade. Junto com o edifício já existente, projetado pelo escritório SANAA, a expansão irá dobrar o espaço dedicado a galerias, além de melhorar a acessibilidade e o fluxo de visitantes, por meio de novos elevadores, uma escadaria no átrio e uma praça de entrada acolhedora. O projeto também reservará novos espaços para residências artísticas e uma sede para o incubador cultural do Museu, o NEW INC.
Renderização da nova expansão do New Museum, crédito: OMA/bloomimages
Uma Visão Complementar e Dinâmica pela OMA
O New Museum sempre se posicionou como um espaço vanguardista para a cultura contemporânea em Nova York. Desde sua fundação em 1977, o museu tem se adaptado às necessidades dos artistas e do público, expandindo sua presença em momentos-chave. “O New Museum sempre foi um museu voltado para o futuro — não um lugar para preservar e registrar a história, mas um espaço onde a história é feita,” afirmou Lisa Phillips, diretora do New Museum. Com essa nova expansão, o museu espera fortalecer seu papel como um recurso cívico para as diversas comunidades de Nova York e o mundo da arte internacional.
A nova edificação da OMA apresentará uma estética única que dialogará harmoniosamente com o icônico edifício projetado pela SANAA, que já é um marco da cidade desde 2007. “O New Museum é um incubador para novas perspectivas culturais e produções, e a expansão busca incorporar essa atitude de abertura,” destacou Shohei Shigematsu, parceiro da OMA. O novo espaço contará com galerias amplas, em contraste com a verticalidade do museu existente, proporcionando ambientes para encontros, intercâmbios e criações artísticas. Elementos transparentes em seu átrio central e terraços convidarão o envolvimento do público com a comunidade ao redor.
Renderização da nova expansão do New Museum e da praça pública, crédito: OMA
Um Novo Capítulo para o New Museum
A expansão do New Museum promete não apenas mais espaço para exposições, mas também uma experiência aprimorada para os visitantes. Uma nova escadaria no átrio melhorará a circulação entre os andares, enquanto proporcionará vistas do entorno da Bowery. Uma praça de entrada ao ar livre servirá como um novo local para instalações de arte pública. No térreo, o lobby contará com uma livraria ampliada e um restaurante completo. Nos andares superiores, a expansão abrigará um estúdio dedicado para artistas, um fórum com 74 assentos e um espaço ampliado para o NEW INC, oferecendo ainda mais suporte a empreendedores criativos. Já o Sky Room, localizado no sétimo andar, dobrará de tamanho, mantendo sua vista panorâmica do centro de Manhattan.
Em linha com a reputação do New Museum por suas exposições inovadoras, a mostra inaugural do novo edifício, intitulada "Novos Humanos: Memórias do Futuro", reunirá obras de mais de 150 artistas, cientistas e figuras culturais. Abrangendo todo o museu, a exposição explorará a relação em evolução da humanidade com a tecnologia e o que isso significa para o futuro. “’Novos Humanos’ revela como nossas preocupações contemporâneas mais aterrorizantes são, na verdade, tão antigas quanto a própria humanidade,” comentou Massimiliano Gioni, diretor artístico do New Museum. Esta exposição colocará obras contemporâneas ao lado de peças significativas dos séculos 20 e 21, oferecendo uma visão interdisciplinar das visões dos artistas sobre a humanidade em um mundo em transformação.
Renderização da nova expansão do New Museum, crédito: OMA/bloomimages
Renderização da nova expansão do New Museum, crédito: OMA/bloomimages
Renderização da nova expansão do New Museum, crédito: OMA/bloomimages
A expansão do New Museum não apenas trará um aumento significativo do espaço dedicado à arte contemporânea, como solidificará o papel do museu como um pilar cultural e comunitário em Nova York, refletindo as complexidades e as inovações do nosso tempo. A abertura da nova edificação promete ser um marco na história da arte contemporânea da cidade.
Leia a matéria na integra em: Designboom
Acesse nossa Loja de Imóveis e me chame para uma conversa. « Guleal.com »
Vamos te ajudar a encontrar um lugar para viver tudo que você merece nessa vida. Invista em você e tenha um patrimônio sólido a sua escolha nos 4 melhores lugares do estado do Rio de Janeiro!