Encontro de Cinema Negro: Palestra gratuita e programação imperdível em destaque.

0

O tradicional Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul chega à 17ª edição, com uma programação repleta de filmes de cineastas brasileiros, africanos, caribenhos e de outras diásporas. O evento acontecerá do dia 18 ao dia 25 de outubro, com exibições de 128 filmes, além de atividades formativas, tudo de forma gratuita. As exibições serão realizadas em locais como o Cine Odeon, o Museu do Amanhã e o Museu de Arte do Rio (MAR).

Sob o tema “Fortalecendo Pontes”, o destaque da programação deste ano será o espaço dedicado aos povos originários. Além de uma seleção de filmes de e sobre indígenas, o encontro contará com uma masterclass do renomado pensador e imortal da Academia Brasileira de Letras, Ailton Krenak, que ocorrerá no dia 18 às 11h30, no Cine Odeon.

Um dos momentos mais aguardados será a homenagem a Antonio Pitanga, que acontecerá no dia 19, às 21h, no mesmo local, durante a sessão do filme dirigido pelo artista, “Malês”. O filme marca o retorno de Pitanga à direção após 45 anos, desde sua estreia com “Na Boca do Mundo” em 1979.

Outro destaque da programação é a exibição do premiado filme “Kasa Branca”, de Luciano Vidigal, vencedor de quatro prêmios no Festival do Rio. Além disso, o cineasta Joel Zito Araújo lançará a série “Cadernos Negros” e ministrará o minicurso Cinema Africano Contemporâneo nos dias 22 e 23 no Cine Odeon.

Durante o evento, figuras importantes da sétima arte africana como Cheick Oumar Sissoko, Laza Razanajatovo, Rahmatou Keïta, Matthieu Orivas, Mameich Keith e Vincent Fontano participarão da mesa “Cinema Africano na Atualidade”, no dia 24 de outubro.

O Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul é promovido pelo Centro AfroCarioca de Cinema e neste ano conta com importantes parcerias com a Federação Pan-Africana de Cineastas (Fepaci) e a Aliança Pan-Africana de Roteiristas e Diretores (Apaser).

O Centro AfroCarioca de Cinema, fundado por Zózimo Bulbul em 2007, é pioneiro na promoção do cinema negro brasileiro, com mostras de filmes, oficinas, seminários e um rico acervo de memória.

Para conferir a programação completa e participar do Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul, acesse os links disponíveis para mais informações sobre os locais e horários das exibições. A entrada é gratuita e o evento promete ser uma oportunidade única de vivenciar a diversidade do cinema negro e africano.

Imagem: Ailton Krenak – Fonte: Veja Rio

Imagem: Antonio Pitanga – Fonte: Veja Rio

Imagem: Cheick Oumar Sissoko – Fonte: Veja Rio

Imagem: Centro AfroCarioca de Cinema – Fonte: Veja Rio

Leia a matéria na integra em: Veja Rio


Acesse nossa Loja de Imóveis e me chame para uma conversa. « Guleal.com »

Vamos te ajudar a encontrar um lugar para viver tudo que você merece nessa vida. Invista em você e tenha um patrimônio sólido a sua escolha nos 4 melhores lugares do estado do Rio de Janeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *