Emicida: novidade na curadoria da exposição de arte de M…

0

A exposição “Etnogênese — O Que É e O Que Pode Ser”, com curadoria de Emicida, Luiza Testa e Patricia Borges, marca a estreia de Marcelino Melo, conhecido artisticamente como Quebradinha, em sua primeira individual. O rapper colaborou com Marcelino no desenvolvimento do conceito da mostra e na criação de algumas obras.

A mostra, que conta com 43 obras que incluem quadros, vídeos, fotografias e instalações, será realizada no Museu de Arte Contemporânea de Niterói, tendo parte da exibição também no Macquinho, espaço sociocultural situado no Morro do Palácio, vizinho ao museu. A iniciativa busca estabelecer uma conexão com a comunidade local, promovendo ações educativas e interativas para os moradores da região.

O artista Marcelino Melo, natural de Carneiros, no sertão alagoano e atualmente radicado em São Paulo, recebeu o apelido de Quebradinha devido ao seu trabalho artístico, que faz referência à arquitetura das favelas. A exposição explora o termo “etnogênese”, termo que despertou a curiosidade do artista em uma peça teatral e o inspirou a realizar uma pesquisa profunda desde março de 2023.

Marcelino busca traduzir visualmente os diferentes processos sociais envolvidos nos grupos étnicos, trazendo uma reflexão por meio de sua arte. Na abertura da exposição, o artista realizará uma performance inédita, que terá início no Macquinho e seguirá em direção ao museu, envolvendo o público em sua jornada criativa.

Além das obras expostas dentro do Museu de Arte Contemporânea de Niterói, haverá uma grande instalação do lado de fora, convidando os visitantes a adentrarem no universo artístico de Marcelino Melo. A exposição promete proporcionar uma experiência enriquecedora e imersiva para todos os visitantes interessados em explorar as questões étnicas e sociais abordadas pelo artista em sua obra.

O Museu de Arte Contemporânea de Niterói receberá a mostra “Etnogênese — O Que É e O Que Pode Ser” no endereço Mirante da Boa Viagem, s/nº, Boa Viagem, Niterói, com horário de funcionamento de terça a domingo, das 10h às 18h. Os ingressos variam de R$ 8,00 a R$ 16,00 e podem ser adquiridos através do site Sympla.

Em suma, a exposição de Marcelino Melo, com curadoria de Emicida, Luiza Testa e Patricia Borges, promete ser uma experiência cultural única, que aborda questões sociais e étnicas de forma impactante e inspiradora através da arte do artista Quebradinha.

Leia a matéria na integra em: Veja Rio


Morar bem e ter aquele lugar para relaxar pode ser a chave para um estilo de vida de sucesso e sofisticação.

Que tal viver e ter um imóvel nas melhores regiões no Rio de Janeiro?

Conheça as oportunidades que temos na Zona Sul, Barra da Tijuca, Itaipava, Angra dos Reis e Búzios.

Acesse nossa Loja de Imóveis e me chame para uma conversa. « Guleal.com »

Vamos te ajudar a encontrar um lugar para viver tudo que você merece nessa vida. Invista em você e tenha um patrimônio sólido a sua escolha nos 4 melhores lugares do estado do Rio de Janeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *