O Edifício de Escritórios SAB: Uma Nova Face para a História de Berlim
Localizado no distrito de Prenzlauer Berg, em Berlim, o Edifício de Escritórios SAB emerge em um local carregado de história, que já foi o lar da famosa Cervejaria Koenigstadt. Situado na Saarbruecker Strasse, a estrutura reflete a estética da arquitetura Art Nouveau e do estilo wilhelminiano, criando uma harmonia com o entorno que valoriza a tradição enquanto se projeta para o futuro.
A área em que o edifício se ergue está posicionada na borda proeminente do Platô de Barnim, subindo aproximadamente dois metros a partir da Saarbruecker Strasse. O novo edifício ocupa um canto estratégico da rua e um acesso privado que leva a um grande Gewerbehof, um tipo de pátio típico de Berlim, que abriga pequenas empresas industriais.
© HG Esch
Ao longo de sua história, a antiga cervejaria não produz mais cerveja há cerca de 100 anos. Hoje, os antigos edifícios são utilizados por iniciativas comunitárias, empresas de mídia, restaurantes e startups. O Gewerbehof listados da Koenigstadt AG, que remonta à cervejaria Wagner’s Bairisch-Bier-Brauerei fundada em 1849, agora abriga seis edifícios históricos que emolduram o novo escritório. A antiga adega, construída em 1872, fica ao lado do SAB, tendo sido preservada e cuidadosamente integrada ao novo projeto.
A estrutura do edifício, que utiliza um esqueleto de concreto armado, conta com cinco andares superiores e dois subterrâneos. A base é revestida em tijolo clinker, seguindo um padrão de alvenaria que remete, mas também reinterpreta, os materiais e cores dos edifícios industriais vizinhos. O projeto respeita o traçado da rua e apresenta um recuo nos andares superiores, permitindo vistas dos antigos edifícios da cervejaria ao fundo.
© HG Esch
O design dinâmico do edifício é destacado por janelas em formato de escamas, que se estendem do chão ao teto, molduradas em alumínio escuro. Cada andar superior apresenta uma rotação sutil, criando uma relação visual interessante com os edifícios históricos da rua oposta. Esse jogo ótico faz com que o novo edifício se insira de forma harmoniosa em uma frente histórica que se desenvolve ao longo do tempo.
Aproveitando a inclinação do terreno, o pavimento térreo são parcialmente enterrados, criando um espaço aberto que é parcialmente coberto pelos andares superiores. Nesse espaço, a face exposta da antiga adega de cerveja foi integrada de forma criativa, quase como uma ruína histórica em meio ao novo. Dois salas de conferência do piso térreo se orientam para essa área especial ao ar livre.
Os andares inferiores dedicam-se ao estacionamento, oferecendo vagas para bicicletas e carros, além de instalações sanitárias para ciclistas e estações de carregamento para veículos elétricos. No total, o edifício abriga flexibilidade para 400 espaços de trabalho, que podem ser utilizados por inquilinos únicos ou múltiplos.
© HG Esch
O andar térreo é destacado por um centro de conferências que inclui um foyer central e um jardim japonês, proporcionando um toque de natureza ao espaço urbano. O projeto também prevê um telhado verde que cobre a edificação, garantindo que as estruturas técnicas sejam quase invisíveis das janelas dos prédios vizinhos.
A sensibilidade com que a nova construção foi estampada na área não apenas preserva a memória do local, mas também promove uma nova vida ao revitalizar uma parte da cidade. Ao se distanciar do passado, mas respeitando suas raízes, o Edifício de Escritórios SAB se torna um marco moderno em um contexto histórico, simbolizando a eterna relação entre tradição e inovação em Berlim.
Leia a matéria na integra em: Archdaily
Acesse nossa Loja de Imóveis e me chame para uma conversa. « Guleal.com »
Vamos te ajudar a encontrar um lugar para viver tudo que você merece nessa vida. Invista em você e tenha um patrimônio sólido a sua escolha nos 4 melhores lugares do estado do Rio de Janeiro!