Descubra os 10 melhores biomateriais para design sustentável e inove seu projeto.

0

Nos últimos tempos, profissionais da área do design têm se dedicado cada vez mais à pesquisa de novas formas de produzir, buscando causar impactos mínimos ao meio ambiente. A preocupação com a sustentabilidade não é apenas uma tendência, mas uma questão de sobrevivência e controle de resíduos. Nesse cenário, surgem as biomateriais, derivados de organismos vivos como plantas, animais e fungos, que representam o futuro do design responsável e inovador.

Um exemplo dispecável de criatividade nessa nova onda de criações é a empresa dinamarquesa Natural Material Studio, que desenvolveu quatro biomateriais a partir de serragem de madeira proveniente da serraria da marca de pisos Dinesen. Esses biomateriais foram apresentados na Dinesen, em Copenhague, por meio de uma instalação arquitetônica chamada Smuld. Destaque para o tecido flexível feito com pó de madeira e aparas de plaina, além do isolamento produzido com serragem fina e celulose em placas de fibra de madeira.

Outro exemplo inspirador é o tecido Adam Sheet, criado pelo estúdio de design japonês Sozai Center, feito de restos de bagaço de maçã misturado com bioplástico. Esse material translúcido e resistente a arranhões é uma alternativa inovadora e sustentável para o mercado têxtil.

No que diz respeito ao mobiliário, o designer suíço Renaud Defrancesco desenvolveu o Briket, um banquinho reciclável feito de resíduos de batata e serragem. Essa peça funcional e eco-friendly é um exemplo de como é possível reaproveitar subprodutos descartados em objetos de design.

A coleção de cadeiras Mat, da dupla de designers Foersom & Hiort-Lorenzen em parceria com a Norma Copenhagen, utiliza biomateriais como cânhamo e enguia para substituir o plástico moldado por injeção. Esses materiais provêm de fontes renováveis e são uma opção mais sustentável para a produção de móveis.

Além disso, a luminária Superdupertube, criada pelo estúdio norueguês Snøhetta em colaboração com a Ateljé Lyktan, é feita de cânhamo e bioplástico de cana-de-açúcar, mostrando que é possível aliar design inovador e sustentabilidade.

Esses são apenas alguns exemplos da tendência crescente no design de utilizar biomateriais e materiais sustentáveis em busca de uma produção mais consciente e responsável com o meio ambiente. A criatividade desses profissionais aliada à preocupação ambiental certamente representa o futuro promissor do design.

Leia a matéria na integra em: CasaCor


Morar bem e ter aquele lugar para relaxar pode ser a chave para um estilo de vida de sucesso e sofisticação.

Que tal viver e ter um imóvel nas melhores regiões no Rio de Janeiro?

Conheça as oportunidades que temos na Zona Sul, Barra da Tijuca, Itaipava, Angra dos Reis e Búzios.

Acesse nossa Loja de Imóveis e me chame para uma conversa. « Guleal.com »

Vamos te ajudar a encontrar um lugar para viver tudo que você merece nessa vida. Invista em você e tenha um patrimônio sólido a sua escolha nos 4 melhores lugares do estado do Rio de Janeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Descubra mais sobre Blog Gu Le Al Imóveis

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading