A Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) divulgou nesta sexta-feira, 5, que aproximadamente 19% dos fundos de investimento já estão adaptados à resolução 175 da Comissão de Valores Mobiliários (CVM). O prazo estabelecido para a total adaptação do estoque é até 30 de junho de 2025.
De acordo com a Anbima, já foram criados 2.865 novos fundos de investimento sob a regulação da CVM 175. Somados aos fundos adaptados, o total de patrimônio líquido (PL) da indústria que seguem as novas regras atinge a marca de R$ 706,9 bilhões.
Entre os fundos adaptados à nova regulação, os multimercados lideram a lista com 2.188 veículos, seguidos pelos fundos de investimento em direitos creditórios (FIDCs) com 1.672, fundos de previdência com 755, de ações com 611 e de renda fixa com 603. A Anbima também identificou que cerca de 43% dos fundos novos e adaptados à instrução são exclusivos.
Segundo Pedro Rudge, diretor da Anbima, “Boa parte dos fundos exclusivos são multimercados. Então dado que representaram parcela relevante sob a nova instrução, é de se esperar que a classe de ativos carro-chefe seja essa”.
Além disso, aproximadamente 61% dos fundos novos e adaptados à instrução da CVM declararam possuir responsabilidade limitada, onde o investidor responde apenas até o valor de suas próprias cotas e não é chamado para aportar mais recursos se o fundo tiver perdas acima do patrimônio líquido. Para Rudge, “A tendência é que a grande maioria prefira responsabilidade limitada para os cotistas, é um benefício importante”.
Esses números evidenciam a adesão dos agentes do mercado financeiro às novas regulamentações, visando proporcionar mais segurança e transparência aos investidores. A Anbima continuará monitorando o progresso da adaptação dos fundos de investimento à resolução 175 da CVM, visando garantir a conformidade e eficácia das operações no setor.
Em um cenário de constantes mudanças e evoluções no mercado financeiro, a atenção aos regulamentos e a busca pela inovação são essenciais para o crescimento sustentável do setor e para a proteção dos investidores. A Anbima reitera a importância do cumprimento das normas vigentes e do comprometimento com as boas práticas de gestão de fundos de investimento.
Leia a matéria na integra em: Investing.com
Morar bem e ter aquele lugar para relaxar pode ser a chave para um estilo de vida de sucesso e sofisticação.
Que tal viver e ter um imóvel nas melhores regiões no Rio de Janeiro?
Conheça as oportunidades que temos na Zona Sul, Barra da Tijuca, Itaipava, Angra dos Reis e Búzios.
Acesse nossa Loja de Imóveis e me chame para uma conversa. « Guleal.com »
Vamos te ajudar a encontrar um lugar para viver tudo que você merece nessa vida. Invista em você e tenha um patrimônio sólido a sua escolha nos 4 melhores lugares do estado do Rio de Janeiro!