O Museu Nacional comemora seus 206 anos de existência neste domingo (9), com uma programação especial na Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão. O local, que é o primeiro museu e a primeira instituição científica do Brasil, oferecerá atividades educativas e culturais gratuitas para o público.
A celebração contará com a presença de atrações como a roda do grupo Samba Independente dos Bons Costumes e a feira Junta Local. Além disso, na Tenda Científica, os visitantes terão a oportunidade de explorar acervos do museu, como fósseis paleontológicos, besouros, peixes, moluscos, objetos sagrados de religiões afro-brasileiras e registros da imigração japonesa.
Para os interessados em conhecer mais sobre a instituição, serão realizadas visitas guiadas, como “Conhecendo o Museu e a Quinta” e “Herbário: O Que é Isso?”. A programação cultural inclui apresentações do Grupo Batuque Reciclado, UniCirco Marcos Frota, Cordão da Tia Juca, quadrilha Rastapé nas Alturas e o Samba Independente dos Bons Costumes.
Além das apresentações, haverá uma edição da feira de pequenos produtores Junta Local e atividades em parceria com o Museu da Vida/Fiocruz, como a oficina “Estamos Grávidos”, que permite ao público acompanhar o desenvolvimento do feto ao longo dos meses da gravidez.
O Museu Nacional, vinculado à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), desenvolve pesquisa científica e abrigava um acervo com mais de 20 milhões de itens. No entanto, em setembro de 2018, um incêndio de grandes proporções destruiu quase todo o acervo em exposição. Desde então, a equipe da instituição tem trabalhado na reconstrução do museu, resgatando peças dos escombros e adquirindo novas peças por meio de saídas de campo e doações.
A celebração dos 206 anos do Museu Nacional é uma oportunidade não apenas de comemorar a história e a importância da instituição, mas também de apoiar e reconhecer os esforços contínuos de sua equipe em preservar a memória e promover a ciência e a cultura. Para mais informações sobre a programação completa do evento, acesse o site da UFRJ.
Dessa forma, a Quinta da Boa Vista se torna não apenas um local de lazer e entretenimento, mas também um espaço de resgate e preservação da nossa história e patrimônio cultural.
Leia a matéria na integra em: Veja Rio
Morar bem e ter aquele lugar para relaxar pode ser a chave para um estilo de vida de sucesso e sofisticação.
Que tal viver e ter um imóvel nas melhores regiões no Rio de Janeiro?
Conheça as oportunidades que temos na Zona Sul, Barra da Tijuca, Itaipava, Angra dos Reis e Búzios.
Acesse nossa Loja de Imóveis e me chame para uma conversa. « Guleal.com »
Vamos te ajudar a encontrar um lugar para viver tudo que você merece nessa vida. Invista em você e tenha um patrimônio sólido a sua escolha nos 4 melhores lugares do estado do Rio de Janeiro!