No mês em que é comemorado o Dia da Mata Atlântica, o Jardim Botânico promove uma semana de atividades para chamar a atenção para a importância da preservação desse que é um dos biomas mais diversos e ameaçados do mundo.
A programação começa neste sábado (25), com o Passeio de Observação de Aves, liderado pelo ornitólogo Henrique Rajão, a partir das 8h, com saída do Centro de Visitantes. No domingo (26), acontece o bate-papo Plantando Histórias: Pau-Brasil, no Museu do Jardim Botânico, abordando essa espécie nativa por meio da literatura e arte.
Na segunda-feira (27), o Jogo da Mata Atlântica, às 9h e 14h, no Galpão das Artes, oferecerá informações sobre o bioma de forma lúdica, com os visitantes representando as próprias peças do jogo. Também haverá visitas guiadas ao orquidário e jardim das orquídeas, às 10h e às 15h.
A Caça ao Tesouro no Caminho da Mata Atlântica ocorre na segunda (27) e terça (28), às 9h30 e às 14h, e quarta (29), às 14h. A atividade é dividida em duas partes, com uma dinâmica no laboratório e um trajeto especial no arboreto, onde os participantes podem observar espécies nativas e ameaçadas do bioma.
Além disso, a Escola Nacional de Botânica Tropical, no Solar da Imperatriz, apresenta amostras de trabalhos desenvolvidos por ex-alunos e professores responsáveis pelos cursos de ilustração botânica com ênfase em espécies da Mata Atlântica. A Biblioteca Barbosa Rodrigues abriga uma exposição de livros sobre a Mata Atlântica e biodiversidade.
A Trilha Guiada da Mata Atlântica ocorre às sextas, às 10h, com saída do Centro de Visitantes. O percurso de 1h30 apresenta 27 espécies do bioma, como jatobá, paineira, ipê-roxo, chichá, vinhático, bromélia-imperial e pau-brasil.
Para as atividades Plantando Histórias: Pau-Brasil e Jogo da Mata Atlântica, e a exposição na Escola de Botânica, a entrada é gratuita. Para as demais atrações, é preciso adquirir o ingresso, que custa de 18 a 73 reais, disponível no site Eleven Tickets.
O Jardim Botânico oferece uma oportunidade única para os visitantes se aproximarem da riqueza da Mata Atlântica e conscientizarem-se sobre a importância da preservação desse bioma tão essencial para a biodiversidade brasileira. Aproveite a semana de atividades e contribua para a conservação desse tesouro natural.
Leia a matéria na integra em: Veja Rio
Morar bem e ter aquele lugar para relaxar pode ser a chave para um estilo de vida de sucesso e sofisticação.
Que tal viver e ter um imóvel nas melhores regiões no Rio de Janeiro?
Conheça as oportunidades que temos na Zona Sul, Barra da Tijuca, Itaipava, Angra dos Reis e Búzios.
Acesse nossa Loja de Imóveis e me chame para uma conversa. « Guleal.com »
Vamos te ajudar a encontrar um lugar para viver tudo que você merece nessa vida. Invista em você e tenha um patrimônio sólido a sua escolha nos 4 melhores lugares do estado do Rio de Janeiro!