Descubra a origem das tendências culinárias: das paletas mexicanas ao pistache.

0

**A revolução gastronômica que marcou a última década no Brasil**

O ano era 2014, e era quase certo que ao cruzar as esquinas das principais cidades brasileiras você encontraria uma loja bem chamativa, com filas enormes formadas por pessoas de todas as idades que aguardavam ansiosas o momento de experimentar as tão aclamadas paletas mexicanas, picolés coloridos e recheados de infinitos sabores que foram a grande febre daquele momento.

Naquele mesmo ano, era um fato que ao abrir suas redes sociais também iria se deparar com seus amigos postando fotos de brigadeiros lindos, resultado de diferentes receitas que iam muito além da tradicional – que, diga-se de passagem, também ganhava sua versão ainda mais caprichada nas “brigaderias gourmet”, outra grande onda que somou inúmeras lojas especializadas do item, que mesmo famoso há décadas, explodiu e atraiu diferentes olhares à época.

Foi assim também com produtos como cupcakes, churros, donuts, temaki, frozen iogurte e até pipoca, que ganharam suas lojas totalmente dedicadas a eles e marcaram um período importante na indústria gastronômica.

De olho no sucesso, centenas de empreendedores resolveram criar do zero modelos de negócios que viraram uma verdadeira febre – outros apostaram no modelo de franquias após perceberem a grande demanda sobre determinados produtos, com o intuito principalmente de “surfar as ondas do momento”.

Muitos empreendimentos se sustentaram e permaneceram no mercado. Gelaterias, hamburguerias artesanais e restaurantes japoneses, por exemplo, foram se reinventando e mostraram ser algo além de uma febre.

Outros, por sua vez, tiveram curvas de crescimento muito altas, mas acabaram declinando e fechando as portas, sendo quase extintos do mercado.

**Afinal, por que alguns destes itens explodiram em determinas épocas e tomaram rumos diferentes depois do auge?**

Para entender todo este cenário, dois conceitos que se confundem precisam ser diferenciados e levados em consideração: moda e tendência. Ambos são relevantes e podem ter papéis significativos no desempenho de novos negócios. Enquanto moda é a definição de algo passageiro, como aconteceu com as paletas mexicanas e cupcakes, por exemplo, as tendências permanecem por mais tempo no mercado, muitas vezes se reinventando e se adaptando a novos contextos para não perderem seus espaços. Um destes casos é o açaí, que ao passar dos anos ganhou um novo posicionamento na indústria.

“Até 2010, ele era consumido mais indulgentemente, com complementos como leite condensado. Atualmente, ele é mais conhecido e até exportado para fora do Brasil dentro da proposta de saudabilidade” analisa Mikaely Correa, Research Consultant, Euromonitor International, mostrando que o produto conseguiu se reposicionar dentro de um dos mercados que está mais em alta nos dias de hoje.

**O futuro das tendências gastronômicas no Brasil**

A pandemia contribuiu muito para despertar no consumidor uma consciência maior sobre a manutenção da boa saúde, tanto física quanto mental. No momento, esses produtos voltados à saúde e bem-estar dominam todas as projeções, assim como os locais que focam na experiência direta do consumidor – como a grande onda agora dos espaços dedicados a cafés da manhã e brunchs, por exemplo.

Outra grande explosão a nível global foram os alimentos plant-based, que aumentaram em 27% em seu consumo no mundo em 2023, jogando luz a outro tema que ganhou notoriedade e preocupação da população: a sustentabilidade.

“Olhando para o futuro, a fusão culinária, que combina elementos de diferentes cozinhas do mundo, e a personalização por meio de tecnologia, estão projetadas para continuar crescendo. Consultorias de mercado preveem que o próximo grande movimento pode envolver tecnologias que promovem a sustentabilidade e a rastreabilidade, atendendo à crescente demanda por transparência e responsabilidade social na cadeia de alimentos”, conclui.

O que será apenas uma moda ou se tornará uma tendência, só o futuro dirá. Consultorias especializadas em food service estão sempre de olho no futuro, observando comportamentos globais e fazendo pesquisas de mercado. De paletas mexicanas, cupcakes, pipocas gourmet, frozen iogurt, comida japonesa ao pistache, é certo de que a linha do tempo de novidades sempre irá continuar.

Leia a matéria na integra em: CNN Viagem e Gastronomia


Morar bem e ter aquele lugar para relaxar pode ser a chave para um estilo de vida de sucesso e sofisticação.

Que tal viver e ter um imóvel nas melhores regiões no Rio de Janeiro?

Conheça as oportunidades que temos na Zona Sul, Barra da Tijuca, Itaipava, Angra dos Reis e Búzios.

Acesse nossa Loja de Imóveis e me chame para uma conversa. « Guleal.com »

Vamos te ajudar a encontrar um lugar para viver tudo que você merece nessa vida. Invista em você e tenha um patrimônio sólido a sua escolha nos 4 melhores lugares do estado do Rio de Janeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *