A Torre de Belém: Um Patrimônio Histórico e Turístico em Lisboa
Um dos pontos turísticos mais emblemáticos de Portugal, a Torre de Belém é um dos monumentos que não podem faltar na listinha de quem faz sua primeira visita a Lisboa. Com mais de 500 anos e estrutura imponente com cerca de 30 metros de altura, ela foi construída entre 1514 e 1519 e carrega muitas histórias por trás de tanto tempo.
Localizada na freguesia de Belém, às margens do Rio Tejo, a Torre de Belém recebe milhares de visitantes todos os anos. Segundo a Associação do Turismo de Lisboa, 356.769 pessoas passaram por lá em 2023. Em uma pesquisa, 68% dos turistas estrangeiros ouvidos na cidade afirmaram já ter estado na Torre. No caso específico dos brasileiros, essa porcentagem subiu para 86%.
Em uma área turística, rica em história e ligada aos descobrimentos portugueses, a Torre de Belém é facilmente acessível a partir do centro da cidade, seja de carro, elétrico, ônibus ou trem. A região em que a torre está localizada abriga também monumentos famosos como o Mosteiro dos Jerônimos, o Padrão dos Descobrimentos e a confeitaria “Pastéis de Belém”, conhecida pelos tradicionais pastéis de nata.
Incluída na lista de Patrimônio Mundial da Unesco em 1983, a Torre de Belém é reconhecida mundialmente como algo valioso que precisa ser preservado. Originalmente construída com fins militares e defensivos, visava proteger a entrada do porto de Lisboa e funcionava como posto de controle para embarcações.
Desde o século 16, a Torre teve diferentes funções, como servir de farol e de centro alfandegário, além de ter sido utilizada como prisão política durante o século 19. Com arquitetura que mescla estilos medievais e modernos, a torre é conhecida pelo estilo manuelino e pela riqueza de detalhes em sua decoração.
Chegar à Torre de Belém é fácil, com opções de transporte público como trem, bonde e ônibus. Os ingressos para visitação custam 8€ e podem ser adquiridos antes para evitar filas. A torre está aberta de terça-feira a domingo e oferece aos visitantes a oportunidade de explorar seus quatro andares, incluindo a Sala do Governador, a Sala dos Reis, a Sala de Audiências e a Capela.
Os visitantes podem desfrutar de uma vista incrível do Rio Tejo a partir do terraço da torre. O tempo médio de visitação varia de 30 minutos a 1 hora. Para facilitar a visita a várias atrações em Lisboa, é possível adquirir o Lisboa Card, que oferece descontos e gratuidades em diversas atrações e transporte na cidade.
A Torre de Belém é mais do que um monumento histórico, é um símbolo de Portugal e uma experiência imperdível para quem visita Lisboa. Sua rica história, arquitetura única e localização privilegiada à beira do Rio Tejo fazem dela um dos destinos mais visitados e apreciados pelos turistas que exploram a capital portuguesa.
Leia a matéria na integra em: CNN Viagem e Gastronomia
Morar bem e ter aquele lugar para relaxar pode ser a chave para um estilo de vida de sucesso e sofisticação.
Que tal viver e ter um imóvel nas melhores regiões no Rio de Janeiro?
Conheça as oportunidades que temos na Zona Sul, Barra da Tijuca, Itaipava, Angra dos Reis e Búzios.
Acesse nossa Loja de Imóveis e me chame para uma conversa. « Guleal.com »
Vamos te ajudar a encontrar um lugar para viver tudo que você merece nessa vida. Invista em você e tenha um patrimônio sólido a sua escolha nos 4 melhores lugares do estado do Rio de Janeiro!