Liminal Cycles: Colaboração entre Lexus e Crafting Plastics em Miami
Durante a Miami Art and Design Week 2024, a Lexus, em parceria com o estúdio Crafting Plastics, apresentou a instalação multisensorial chamada Liminal Cycles. Essa obra, que poderá ser vista entre 1 e 15 de dezembro no jardim do Instituto de Arte Contemporânea de Miami (ICA Miami), é centrada em uma escultura de carro 3D impressa feita de bioplástico.
Os visitantes são convidados a se aproximar e observar as mudanças de cor da escultura em tempo real, induzidas por estímulos ambientais, como a radiação UV e a proximidade do público em relação à instalação. A base da escultura é o modelo LF-ZC, um conceito de carro elétrico apresentado pela Lexus no Japan Motor Show de 2023.
Uma Experiência Interativa e Sustentável
O desafio dado ao Crafting Plastics era trazer à vida a ideia dos Software Defined Vehicles (SDVs), em que os proprietários de carros definem o estilo e a identidade de seus veículos por meio de software desenvolvido internamente e tecnologias instaladas. Como resposta, o estúdio decidiu criar um modelo em escala real do LF-ZC, feito com o Nuatan®, uma série de materiais biodegradáveis, baseados em 100% de recursos renováveis e que não deixam microplásticos.
Vlasta Kubušová, co-fundadora do Crafting Plastics, explica que o material é composto principalmente de açúcares e amido, com frequência utilizando bagaço de cana-de-açúcar e outros subprodutos agrícolas. "Estamos criando compósitos diferentes usando fibras como o bambu para materiais que precisam ser mais flexíveis", diz Kubušová.
A Escultura que Respira
A escultura do carro é impressa em 3D com o bioplástico Nuatan e revestida com um material reativo à UV. Isso permite que o carro altere suas cores em resposta ao ambiente, além de expandir e contrair, criando a ilusão de que está "respirando". Essa interação visualiza a relação entre tecnologia e natureza, apresentando uma proposta ecológica e inovadora.
A Instalação no ICA Miami
A instalação Liminal Cycles não se limita à escultura do carro. Outras três obras do Crafting Plastics estão presentes no jardim do ICA, com design que remete ao LF-ZC. A primeira delas é uma escultura em forma de flor, que se assemelha ao volante do conceito de carro. Ao ser tocada, essa obra altera o volume e a intensidade de uma composição sonora específica do local, dependendo da interação dos visitantes.
A segunda peça reimagina o apoio de cabeça do LF-ZC, transformando-o em um assento que libera uma fragrância inspirada na Lexus. A última arquietura é uma escultura em treliça que é ativada pelo vento. Ela também utiliza um material bioplástico reativo à UV, que revela sutilmente o logotipo da Lexus em resposta às mudanças nas condições ambientais.
Coleção de Edições Limitadas
Todos os trabalhos são nascidos do desejo da Lexus de criar peças interativas e reativas que possibilitam a concepção dos Software Defined Vehicles. Durante o evento, a marca também apresenta uma coleção cápsula com 26 objetos de design colecionáveis criados por Crafting Plastics e outros colaboradores. Cada objeto reflete os valores da marca, como personalização, sustentabilidade, materialidade e tecnologia.
Dentre as criações, Germane Barnes apresenta recipientes cerâmicos da série The Beauty of Labor, enquanto Michael Bennett exibe peças de vidro âmbar na série Synesthesia. Suchi Reddy cria um centro de mesa para flores e fragrâncias, e Tara Sakhi traz Memory, uma obra que explora a evolução material por meio da fusão de materiais recicláveis.
A fragrância da marca dilo também faz parte da coleção, oferecendo velas com aromas de laranja sanguínea e musgo, entre outros, especialmente elaboradas para este projeto. A instalação Liminal Cycles estará aberta ao público até 15 de dezembro de 2024, no Instituto de Arte Contemporânea de Miami.
Entrevista com Vlasta Kubušová
Em entrevista, Vlasta Kubušová comentou sobre a visão do Crafting Plastics. "Desde o início, nosso objetivo foi encontrar alternativas saudáveis para plásticos baseados em combustíveis fósseis. Queremos criar produtos duráveis que não comprometam os aspectos ecológicos dos materiais."
Ela ressaltou que a instalação representa uma tradução do modelo de carro da Lexus para uma forma mais escultural e artística, onde a escultura não permanece estática, mas sim interativa, respondendo ao ambiente e convidando o público a se aproximar.
A instalação gera diálogos sobre a responsabilidade ambiental na indústria automotiva e a potencialidade do design sustentável, explorando um futuro onde a tecnologia e a natureza coexistem harmoniosamente.
Leia a matéria na integra em: Designboom
Acesse nossa Loja de Imóveis e me chame para uma conversa. « Guleal.com »
Vamos te ajudar a encontrar um lugar para viver tudo que você merece nessa vida. Invista em você e tenha um patrimônio sólido a sua escolha nos 4 melhores lugares do estado do Rio de Janeiro!