A construção de moradias unifamiliares nos Estados Unidos mostrou sinais de recuperação em fevereiro, trazendo esperança para o mercado imobiliário que tem sido afetado por taxas de hipoteca mais altas. Segundo dados divulgados pelo Departamento de Comércio, o início de construção de moradias unifamiliares aumentou 1,1%, atingindo uma taxa anual de 830 mil unidades no mês passado.
Essa recuperação vem após um período de desaceleração no mercado imobiliário, causado em parte pelo agressivo ciclo de aumento da taxa de juros pelo Federal Reserve. No entanto, parece que o pior dessa desaceleração já passou, conforme indicam os números mais recentes.
Uma pesquisa realizada pela Associação Nacional de Construtores em parceria com a Wells Fargo mostrou que o Índice do Mercado Imobiliário aumentou pelo terceiro mês consecutivo em março, embora a confiança dos construtores ainda esteja abaixo do ideal. Apesar disso, a perspectiva de que as taxas de hipoteca possam começar a cair é animadora, especialmente após a queda nos rendimentos dos títulos do Tesouro dos EUA.
As mudanças no cenário econômico também podem influenciar as decisões do Federal Reserve em relação à política de juros. Com a instabilidade no mercado financeiro, pode se tornar mais difícil para o Fed continuar elevando as taxas de juros, o que pode beneficiar o mercado imobiliário.
Além do aumento na construção de moradias unifamiliares, os lançamentos de empreendimentos habitacionais com cinco unidades ou mais tiveram um aumento significativo de 24,1% em fevereiro. Esse crescimento mostra que a construção de habitações multifamiliares continua a ser sustentada pela demanda por aluguel.
No geral, o início de construção de moradias teve um aumento de 9,8% em fevereiro, atingindo uma taxa de 1,450 milhão de unidades – o nível mais alto desde setembro do ano passado. Apesar disso, na comparação anual houve uma queda de 18,4% em fevereiro.
Os economistas consultados pela Reuters projetavam um aumento menor, para uma taxa de 1,310 milhão de unidades em fevereiro, o que indica que o mercado imobiliário pode estar se recuperando mais rapidamente do que o esperado.
Com as perspectivas positivas para o mercado imobiliário nos Estados Unidos e a expectativa de uma estabilização após o período de desaceleração, os próximos meses serão decisivos para determinar a direção que o setor irá tomar. As mudanças na política de juros, a queda nas taxas de hipoteca e a demanda por moradias multifamiliares serão fatores a serem monitorados de perto.
É possível que o mercado imobiliário americano esteja caminhando para uma recuperação sólida e sustentável, trazendo alívio para construtores, compradores e investidores. A retomada na construção de moradias unifamiliares e multifamiliares é um sinal positivo de que o setor está se ajustando às condições econômicas e se preparando para um novo ciclo de crescimento.
Leia a matéria na integra em: CNN Brasil
Morar bem e ter aquele lugar para relaxar pode ser a chave para um estilo de vida de sucesso e sofisticação.
Que tal viver e ter um imóvel nas melhores regiões no Rio de Janeiro?
Conheça as oportunidades que temos na Zona Sul, Barra da Tijuca, Itaipava, Angra dos Reis e Búzios.
Acesse nossa Loja de Imóveis e me chame para uma conversa. « Guleal.com »
Vamos te ajudar a encontrar um lugar para viver tudo que você merece nessa vida. Invista em você e tenha um patrimônio sólido a sua escolha nos 4 melhores lugares do estado do Rio de Janeiro!