Na última quarta-feira (02), o Conselho de Cultura de Búzios, segmento Artesanato, em parceria com a Secretaria de Cultura e Patrimônio Histórico, promoveu um importante evento para os artesãos locais. O objetivo era realizar o cadastro e a renovação da Carteira Nacional do Artesão, tão almejada pelos profissionais da região.
O evento aconteceu no Hotel Atlântico e contou com a participação de 29 artesãos que renovaram a validade de suas carteiras e 69 que fizeram o cadastro para receber a primeira via do documento. A iniciativa foi muito bem recebida pela comunidade artesanal de Búzios, que reconhece a importância da formalização e reconhecimento do trabalho artesanal.
Para atender a demanda dos artesãos que não puderam comparecer ao evento, está marcada para a próxima quinta-feira (10), na Escola de Artes e Ofícios Zanine, uma nova oportunidade para realizarem o cadastro e a renovação da Carteira Nacional do Artesão.
O Programa de Artesanato do Estado do Rio de Janeiro, coordenado pela Secretaria de Estado de Turismo (SETUR), tem como objetivo principal reconhecer o artesanato como uma atividade econômica relevante, com foco em ações que visam a geração de emprego e renda para os profissionais do setor.
Os artesãos interessados em se inscrever e solicitar a emissão da Carteira do Artesão devem apresentar cópias dos seguintes documentos: Carteira de Identidade ou documento de identificação com foto, Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), comprovante de residência ou declaração conforme Lei n° 7.115 de 29 de agosto de 1983, e uma foto 3×4 colorida e atual. Além disso, para a avaliação técnica, é necessário levar até três técnicas, cada uma com seu produto finalizado e um produto inacabado para demonstrar a habilidade técnica.
A formalização dos artesãos e a obtenção da Carteira Nacional do Artesão são passos importantes para o reconhecimento do trabalho artesanal como uma atividade profissional qualificada e importante para a economia local. Através desse documento, os artesãos têm acesso a benefícios e oportunidades que contribuem para o fortalecimento do setor artesanal em Búzios.
Esse tipo de iniciativa, que valoriza e apoia os artesãos locais, é fundamental para o desenvolvimento sustentável da comunidade e para a preservação das tradições culturais da região. A formalização e o reconhecimento do trabalho artesanal são passos essenciais para garantir a valorização dos profissionais e a manutenção da riqueza cultural de Búzios.
Portanto, eventos como esse realizado pelo Conselho de Cultura de Búzios e pela Secretaria de Cultura e Patrimônio Histórico são essenciais para o fortalecimento do setor artesanal e para o reconhecimento da importância dos artesãos para a cultura e economia local. É fundamental que a comunidade continue apoiando e valorizando o trabalho dos artesãos, contribuindo para o crescimento e desenvolvimento sustentável de Búzios.
Leia a matéria na integra em: Búzios Turismo
Morar bem e ter aquele lugar para relaxar pode ser a chave para um estilo de vida de sucesso e sofisticação.
Que tal viver e ter um imóvel nas melhores regiões no Rio de Janeiro?
Conheça as oportunidades que temos na Zona Sul, Barra da Tijuca, Itaipava, Angra dos Reis e Búzios.
Acesse nossa Loja de Imóveis e me chame para uma conversa. « Guleal.com »
Vamos te ajudar a encontrar um lugar para viver tudo que você merece nessa vida. Invista em você e tenha um patrimônio sólido a sua escolha nos 4 melhores lugares do estado do Rio de Janeiro!