Confira obras de Tarsila do Amaral em exposição gratuita na FGV.

0

A pluralidade cultural e artística do Rio de Janeiro se faz presente em diversas exposições que estão acontecendo na cidade. De obras que buscam repensar a imagem estereotipada da Zona Norte a reflexões sobre a relação entre tempo, matéria e existência, há uma diversidade de propostas e temas para os amantes da arte e da cultura.

A primeira individual de Amora Moreira no Centro Cultural Correios traz uma abordagem única sobre a Zona Norte do Rio, destacando elementos cotidianos que muitas vezes passam despercebidos. A artista, que há anos pinta empenas de prédios e muros com símbolos afro-brasileiros, busca lançar um novo olhar sobre essa região da cidade, tão rica em cultura e história.

Já a exposição “Costuras do Tempo”, com curadoria de Shannon Botelho, convida o público a refletir sobre questões filosóficas e existenciais por meio das obras de Andrea Antonon. Com diferentes suportes e técnicas, a artista explora as relações entre tempo, matéria e existência, convidando-nos a pensar sobre a nossa presença no mundo.

No MAR, a exposição que contextualiza a obra de Elisa Martins da Silveira junto a artistas de sua geração amplia nossa compreensão sobre a sua prática artística. A pintora piauiense, que integrou o Grupo Frente, deixou de lado o abstracionismo geométrico em favor da arte “naïf”, e essa mostra busca desfazer estereótipos e mostrar a diversidade de sua produção.

Na FGV Arte, a exposição “Guanabara, O Abraço do Mar” reúne obras de mais de 100 artistas, construindo uma narrativa sobre a história e a importância da baía de Guanabara. Desde os povos originários até as questões ambientais contemporâneas, a mostra aborda aspectos culturais, sociais e ecológicos desse cartão-postal carioca.

E não podemos esquecer da exposição “O Mistério das Coisas por Baixo das Pedras e dos Seres”, que reúne trabalhos de 36 artistas contemporâneos no Museu Histórico da Cidade. Com curadoria de Fabricio Faccio, a mostra propõe uma reflexão sobre a relação entre arte e natureza, destacando como as práticas artísticas podem nos fazer repensar o nosso papel no planeta.

Essas e outras exposições estão acontecendo na cidade, oferecendo ao público a oportunidade de explorar diferentes perspectivas e vivenciar a diversidade cultural e artística que o Rio de Janeiro tem a oferecer. Não deixe de conferir essas mostras e mergulhar no universo da arte contemporânea carioca.

Leia a matéria na integra em: Veja Rio


Acesse nossa Loja de Imóveis e me chame para uma conversa. « Guleal.com »

Vamos te ajudar a encontrar um lugar para viver tudo que você merece nessa vida. Invista em você e tenha um patrimônio sólido a sua escolha nos 4 melhores lugares do estado do Rio de Janeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *