A 12ª edição do consagrado concurso Brazil Wine Challenge, realizado pela Associação Brasileira de Enologia (ABE), chegou ao seu desfecho com inúmeras premiações distribuídas para 11 países e 34 vinícolas, em uma cerimônia realizada na cidade de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul. O destaque da competição ficou por conta do Brasil, que obteve o maior número de medalhas, totalizando impressionantes 240 premiações. Vale ressaltar que é comum que o país sede do evento se destaque nesse aspecto, devido à grande quantidade de amostras inscritas.
Com um total de 1.037 amostras provenientes de 14 países, como Alemanha, Estados Unidos e Nova Zelândia, aproximadamente 30% delas foram reconhecidas nas categorias mais relevantes da premiação. A Alemanha, com representação expressiva, conquistou o primeiro lugar na categoria Gran Ouro, seguida pelo Brasil em segundo lugar. Essa classificação ressalta a qualidade e diversidade dos vinhos presentes no certame.
A diversidade do cenário vinícola brasileiro também foi um ponto alto deste ano, com a presença de vinícolas de regiões não tradicionais sendo destaque. O presidente da ABE, enólogo Ricardo Morari, ressaltou a evolução do país nesse sentido, com vinícolas de dez estados diferentes sendo premiadas. Tal feito demonstra o potencial do Brasil em ampliar suas fronteiras e mostrar ao mundo a riqueza de seus terroirs.
A edição deste ano do Brazil Wine Challenge seguiu as normas da renomada Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV), contando com nove júris que avaliaram criteriosamente 5.400 taças ao longo de três dias de degustação. A presença cada vez maior de mulheres entre os avaliadores também foi um fato a ser destacado, sinalizando uma maior representatividade no mundo da enologia.
A premiação da categoria Gran Ouro apresentou uma lista de vencedores que reflete a diversidade e qualidade dos vinhos avaliados. Vinícolas do Brasil, Chile, Portugal e Uruguai se destacaram, com vinhos renomados conquistando posições de destaque.
Neste contexto, é evidente o papel fundamental do Brazil Wine Challenge em reconhecer e valorizar a excelência no universo dos vinhos e espumantes, promovendo a diversidade e inovação presentes nesse setor. A premiação deste ano reforça o potencial do Brasil e de outros países sul-americanos em se destacarem no cenário internacional, consolidando ainda mais a região como uma importante produtora de vinhos de qualidade.
Por fim, o Brazil Wine Challenge se consolida como um evento de grande importância para o mundo vinícola, promovendo o intercâmbio de conhecimento, o reconhecimento de talentos e a valorização da produção vitivinícola. Aguardamos ansiosos pelas próximas edições, que certamente continuarão a elevar o patamar da enologia na América do Sul e no mundo.
Fonte: [CNN Brasil](https://www.cnnbrasil.com.br/viagemegastronomia/)
*Imagens*:
– Premiação deu medalhas para 11 países / JEFERSON SOLDI
Referências:
– [Veja lista dos vencedores da categoria Gran Ouro](#)
Leia a matéria na integra em: CNN Viagem e Gastronomia
Morar bem e ter aquele lugar para relaxar pode ser a chave para um estilo de vida de sucesso e sofisticação.
Que tal viver e ter um imóvel nas melhores regiões no Rio de Janeiro?
Conheça as oportunidades que temos na Zona Sul, Barra da Tijuca, Itaipava, Angra dos Reis e Búzios.
Acesse nossa Loja de Imóveis e me chame para uma conversa. « Guleal.com »
Vamos te ajudar a encontrar um lugar para viver tudo que você merece nessa vida. Invista em você e tenha um patrimônio sólido a sua escolha nos 4 melhores lugares do estado do Rio de Janeiro!