O cenário de investimentos no Brasil vem passando por constantes transformações, e a gestora Valora Investimentos é mais uma a se adaptar às novas oportunidades do mercado. Com uma estratégia de alavancagem da rentabilidade dos ativos e melhor eficiência tributária, a empresa anunciou a migração de alguns fundos de crédito estruturado para FIDCs.
Na imagem: Daniel Pegorini, CEO da Valora
Segundo a Valora, a migração dos fundos da família Guardian de “FIC FIMs” para FIDCs não implicará em mudanças no mandato e no risco dos portfólios. Com mais de 10 mil cotistas e um patrimônio líquido que ultrapassa os R$2,5 bilhões, os fundos da estratégia têm como objetivo proporcionar condições mais vantajosas aos investidores.
Uma das principais vantagens apontadas pela Valora é a melhoria na eficiência tributária, já que os FIDCs não estão sujeitos ao come-cotas e possuem incidência de imposto de renda de 15% no resgate, em contraste com alíquotas decrescentes de outros ativos. Além disso, as novas regras estabelecidas pela CVM permitem aos FIDCs adquirir quotas de outros fundos, ampliando suas possibilidades de investimento.
O CEO da Valora, Daniel Pegorini, destaca a expertise da empresa em Renda Fixa Crédito Privado, com uma atuação consolidada desde 2005 e um total de R$16 bilhões sob gestão. A migração dos fundos para a modalidade de FIDCs representa mais um passo na busca pela otimização dos investimentos e pela diversificação do portfólio.
Entrevista com Daniel Pegorini, CEO da Valora Investimentos:
Investing.com – Quais os principais diferenciais entre os fundos de crédito estruturado oferecidos que serão migrados e os FIDCs?
Daniel Pegorini – Na prática, os fundos migrados também serão convertidos em FIDCs. É importante destacar que, após a implementação da Instrução CVM 175 e da Resolução 5.111 do Conselho Monetário Nacional, os FIDCs poderão adquirir cotas de outros FIDCs. Ao compararmos os fundos migrados com os FIDCs “single names”, identificamos uma vantagem competitiva significativa na diversificação dos ativos dentro do portfólio.
Sob a perspectiva dos cotistas, vale mencionar que os produtos passarão a usufruir de uma eficiência tributária relevante, uma vez que o fundo não estará mais sujeito ao regime semestral do come-cotas, sendo aplicada a alíquota de 15% de imposto de renda apenas no resgate dessas estruturas.
Investing.com – Quais são os principais riscos envolvidos em FIDCs para serem monitorados pelo investidor e por qual motivo o risco dos portfólios não é afetado?
Daniel Pegorini – Os FIDCs apresentam alguns riscos inerentes, como risco de crédito, liquidez, operacional, governança e fraude. A análise e o monitoramento desses ativos devem ser mais complexos e sofisticados. Porém, a Valora assegura que a migração não afetará o risco dos portfólios, mantendo a segurança dos investimentos.
Investing.com – Quantos fundos passarão por essa migração? Esse processo deve continuar?
Daniel Pegorini – Um total de 11 fundos passarão pela migração para FIDCs, com a expectativa de que todo o processo esteja concluído até janeiro de 2025. A Valora está comprometida em seguir otimizando suas estratégias de investimento, buscando sempre atender da melhor forma possível as necessidades dos investidores.
Investing.com – Haverá alguma outra migração de ativos como esta para outro tipo de ativo disponibilizado pela Valora?
Daniel Pegorini – Estamos migrando todos os portfólios para a Instrução CVM 175, visando ampliar as oportunidades de investimento e melhorar a eficiência dos produtos. Essa movimentação faz parte da estratégia de inovação da Valora, que busca sempre se manter atualizada com as tendências do mercado.
Leia a matéria na integra em: Investing.com
Morar bem e ter aquele lugar para relaxar pode ser a chave para um estilo de vida de sucesso e sofisticação.
Que tal viver e ter um imóvel nas melhores regiões no Rio de Janeiro?
Conheça as oportunidades que temos na Zona Sul, Barra da Tijuca, Itaipava, Angra dos Reis e Búzios.
Acesse nossa Loja de Imóveis e me chame para uma conversa. « Guleal.com »
Vamos te ajudar a encontrar um lugar para viver tudo que você merece nessa vida. Invista em você e tenha um patrimônio sólido a sua escolha nos 4 melhores lugares do estado do Rio de Janeiro!