Comissão Especial Explora Imóveis Abandonados no Coração de Joinville: Um Olhar sobre o Potencial Esquecido da Cidade!

0

Vereadores Visitam Imóveis Abandonados em Joinville para Abordar Situação de Rua

A Comissão Especial das Pessoas em Situação de Rua fez visitas a imóveis abandonados nesta quarta-feira (2) em Joinville. O foco da atividade foi o Centro da cidade, mas as inspeções também se estenderam aos bairros Bucarein e Anita Garibaldi.

O principal objetivo das visitas foi verificar a realidade de locais que têm sido utilizados como abrigo improvisado por pessoas em situação de rua. Durante a atividade, os vereadores constataram que muitos desses imóveis possuem acessos abertos ou sem proteção, facilitando a entrada e permanência irregular nesses espaços.

A comissão planeja solicitar à Prefeitura que tome medidas para coibir esse tipo de ocupação, como o fechamento ou a interdição correta dos imóveis visitados. O vereador Adilson Girardi (MDB), secretário da comissão, ressaltou a localização estratégica de muitos desses espaços.

“Eles estão próximos ao centro porque ficam perto de ferramentas importantes como o Restaurante Popular, o Centro POP e o Terminal Central. Isso acaba facilitando a permanência dessas pessoas nesses pontos”, afirmou Girardi.

O presidente da comissão, vereador Pastor Ascendino Batista (PSD), também destacou a situação de imóveis tombados pelo patrimônio histórico. Segundo ele, muitos proprietários enfrentam dificuldades para reformar esses espaços devido à burocracia, o que tem contribuído para o abandono e, consequentemente, a ocupação por moradores em situação de rua.

O vereador Instrutor Lucas (PL) enfatizou a importância de aplicar as legislações existentes. “É preciso acionar uma lei já vigente para garantir que esses imóveis deteriorados não sirvam de abrigo e não ofereçam risco à população. Muitos deles estão inabitáveis ou com estrutura comprometida”, comentou Lucas.

O relator da comissão, vereador Mateus Batista (União Brasil), defendeu a necessidade de medidas concretas e uma articulação eficaz com a Prefeitura. “É preciso tomar uma atitude para que esses locais não se tornem permanentes para os moradores de rua. A comissão deve inserir isso no relatório final e promover debates com a população para buscar soluções”, concluiu Batista.

A iniciativa faz parte dos trabalhos da comissão especial, criada em 12 de fevereiro, com a missão de investigar e acompanhar as ações do poder público em relação à crescente problemática social da população em situação de rua. O grupo também tem a função de monitorar a atuação do programa municipal de abordagem social e os serviços oferecidos pelo restaurante popular.

A comissão é composta pelo presidente, vereador Pastor Ascendino Batista (PSD), o secretário, vereador Adilson Girardi (MDB), o relator, vereador Mateus Batista (União Brasil), e os membros vereador Neto Petters (Novo) e vereador Instrutor Lucas (PL).

Os trabalhos da comissão já ultrapassam 30 dias e devem resultar na elaboração de um relatório com recomendações para a administração municipal, visando ações que melhorem a situação das pessoas em situação de rua na cidade.

Leia a matéria na integra em: aconteceuemjoinville.com.br


Acesse nossa Loja de Imóveis e me chame para uma conversa. « Guleal.com »

Vamos te ajudar a encontrar um lugar para viver tudo que você merece nessa vida. Invista em você e tenha um patrimônio sólido a sua escolha nos 4 melhores lugares do estado do Rio de Janeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *