O renomado chef paraense Saulo Jennings foi agraciado com o título de primeiro Embaixador Gastronômico da ONU Turismo no mundo durante a reunião dos ministros do turismo do G20, realizada em Belém (PA) na última sexta-feira (20). Natural das margens do rio Tapajós, Saulo é reconhecido por seu trabalho de defesa e valorização da culinária amazônica, em especial da cozinha tapajônica, que possui características únicas da região.
A nomeação foi feita pelo secretário-geral da ONU Turismo, Zurab Pololikashvili, que destacou a importância do chef na representação do Brasil no cenário internacional, valorizando as culinárias e os ingredientes locais. Saulo, que comanda diversos restaurantes pelo país e promove um turismo de imersão na região do Tapajós, comemorou o reconhecimento como fruto de um trabalho de longo prazo em prol da valorização da comida regional.
Além disso, o chef enfatizou seu compromisso com o desenvolvimento sustentável na região do Tapajós, destacando o impacto positivo de sua culinária na geração de emprego e renda para centenas de famílias locais. Através de ações e projetos que promovem o turismo sustentável, como o manejo do pirarucu, Saulo busca conscientizar e engajar comunidades em práticas que preservem o meio ambiente e promovam o desenvolvimento regional.
No mesmo dia, Saulo participou de um painel sobre Cozinha Global e Turismo Gastronômico, mediado pela jornalista Daniela Filomeno, onde ressaltou junto a outros especialistas a importância da valorização das tradições culinárias regionais como forma de enriquecer a experiência dos turistas e promover a cultura local. A reunião dos ministros do Turismo do G20 em Belém também foi marcada pela aprovação da Declaração de Belém, documento que reforça a sustentabilidade como pilar fundamental do desenvolvimento do turismo global.
Nesse cenário, a atuação de Saulo Jennings como Embaixador Gastronômico da ONU se destaca como um exemplo de como a gastronomia pode ser uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento econômico e cultural de comunidades locais e para a promoção de práticas sustentáveis. Com um olhar atento para a preservação da culinária regional e o fomento de um turismo responsável, o chef paraense se consagra como uma figura influente não apenas na cena gastronômica nacional, mas também no cenário internacional, representando o potencial transformador da gastronomia para a sociedade como um todo.
Leia a matéria na integra em: CNN Viagem e Gastronomia
Morar bem e ter aquele lugar para relaxar pode ser a chave para um estilo de vida de sucesso e sofisticação.
Que tal viver e ter um imóvel nas melhores regiões no Rio de Janeiro?
Conheça as oportunidades que temos na Zona Sul, Barra da Tijuca, Itaipava, Angra dos Reis e Búzios.
Acesse nossa Loja de Imóveis e me chame para uma conversa. « Guleal.com »
Vamos te ajudar a encontrar um lugar para viver tudo que você merece nessa vida. Invista em você e tenha um patrimônio sólido a sua escolha nos 4 melhores lugares do estado do Rio de Janeiro!