O Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro está completando 35 anos e para celebrar essa data especial, preparou uma exposição fascinante intitulada “Primeiro de Março 66 — Arquitetura de Memórias”. A mostra, que tem início neste sábado (29), apresenta a história do icônico edifício por meio de imagens históricas, documentação, ensaios fotográficos, vídeos, depoimentos e mobiliários, entre outros itens.
Sob a curadoria do renomado antropólogo e fotógrafo Milton Guran, a exposição destaca o prédio do Centro Cultural Banco do Brasil como um ser vivo, cuja trajetória está profundamente ligada ao Rio de Janeiro e à cultura nacional, uma vez que está localizado no centro histórico da cidade.
Construído no século XIX, o edifício passou por diversas transformações ao longo dos anos até se tornar um importante espaço cultural. Da arquitetura clássica aos dias atuais, o prédio testemunhou as mudanças no espaço urbano e na sociedade brasileira, refletindo diferentes contextos sociais, urbanos e institucionais.
Entre os destaques da exposição estão preciosidades do arquivo histórico da instituição, um ensaio exclusivo criado pela artista visual Moara Tupinambá, e ensaios de três fotógrafos contemporâneos: AF Rodrigues, Thais Alvarenga e Bruno Bou Haya. Além disso, a mostra contará com uma intervenção fotográfica de Thiago Barrosa e uma trilha musical composta especialmente para ela por Marcos de Souza.
Para os amantes da literatura e da história, será lançado um livro com o conteúdo da exposição, contendo textos de especialistas renomados como o historiador Luiz Antônio Simas, a professora de literatura Maria Inês Azevedo e o arquiteto e professor José Pessoa.
A exposição “Primeiro de Março 66 — Arquitetura de Memórias” estará em cartaz no CCBB Rio de Janeiro, localizado na Rua Primeiro de Março, 66, 4º andar, no Centro, de 29 de junho a 16 de dezembro, com entrada gratuita. Uma oportunidade imperdível para mergulhar na história e na cultura por meio das lentes de diversos artistas e especialistas.
Aproveite para visitar essa exposição especial e mergulhar na rica história do Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro. Uma experiência única que proporcionará um novo olhar sobre esse emblemático edifício e sua importância para a cultura nacional.
Leia a matéria na integra em: Veja Rio
Morar bem e ter aquele lugar para relaxar pode ser a chave para um estilo de vida de sucesso e sofisticação.
Que tal viver e ter um imóvel nas melhores regiões no Rio de Janeiro?
Conheça as oportunidades que temos na Zona Sul, Barra da Tijuca, Itaipava, Angra dos Reis e Búzios.
Acesse nossa Loja de Imóveis e me chame para uma conversa. « Guleal.com »
Vamos te ajudar a encontrar um lugar para viver tudo que você merece nessa vida. Invista em você e tenha um patrimônio sólido a sua escolha nos 4 melhores lugares do estado do Rio de Janeiro!