Reabertura do Castelinho do Flamengo: Novo Capítulo na Cena Cultural Carioca
O Centro Cultural Municipal Oduvaldo Vianna Filho, popularmente conhecido como Castelinho do Flamengo, está prestes a abrir suas portas novamente, após um período de fechamento que se estendeu desde 2020. O evento de reabreviação ocorre no sábado, dia 21, às 16h, com a inauguração da Galeria Angelo Venosa, uma homenagem a um dos ícones da Geração 80 das artes brasileiras.
A galeria receberá sua primeira exposição chamada "Clube: Pinturas de Berço", do renomado artista Maxwell Alexandre. Conhecido por suas contribuições significativas à cena contemporânea das artes visuais no Brasil, Maxwell apresenta 16 obras inéditas, que fazem parte de sua nova série. Ao estabelecer-se como o Pavilhão Maxwell Alexandre 4, o espaço dá continuidade ao projeto de galeria itinerante do artista, ampliando suas propostas artísticas.
A abertura da galeria contará com uma trilha sonora animada, a cargo do DJ Kohama, que promete enriquecer a experiência com ritmos típicos brasileiros, proporcionando ao público uma atmosfera envolvente e inclusiva.
Maxwell Alexandre, nesta fase de seu trabalho, escolheu explorar a figura de pessoas brancas, inspirado por sua vivência como sócio do Clube de Regatas Flamengo e frequentador das instalações da Gávea. As primeiras obras dessa nova série foram exibidas no Museu Histórico da Cidade, dando origem ao Pavilhão Maxwell Alexandre 3.
A reabertura do Castelinho do Flamengo também marca o início da primeira fase de revitalização do espaço, que faz parte do Programa Cultura do Amanhã, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro. O imóvel histórico, tombado pelo Instituto Rio Patrimônio da Humanidade, seguirá em processo de reforma, com expectativas de uma reabertura total planejada para agosto de 2025.
Projetado pelo arquiteto italiano Gino Copede e executado pelo arquiteto brasileiro Francisco dos Santos entre 1916 e 1918, o Castelinho é conhecido por seu estilo eclético que combina elementos de diversas correntes arquitetônicas. O centro cultural recebe o nome em homenagem ao dramaturgo, ator e diretor de televisão Oduvaldo Vianna Filho, carinhosamente chamado de Vianinha.
Localizado à Praia do Flamengo, 158, o Castelinho do Flamengo vai funcionar de terça a sábado, das 10h às 18h, com entrada gratuita. A reabertura, além de ser um marco na revitalização cultural da cidade, promete trazer novas perspectivas e experiências para os amantes das artes e da cultura no Rio.
Centro Cultural Oduvaldo Vianna Filho
Endereço: Praia do Flamengo, 158
Abertura: Sábado, 21, às 16h
Funcionamento: Terça a sábado, das 10h às 18h
Entrada: Grátis
Com a realização dessa reabertura, o Castelinho do Flamengo se consolida como um importante ponto de encontro para a cultura carioca, prometendo atrair artistas, visitantes e a comunidade em um espaço que respira história e arte. É um convite para que todos se unam e celebrem a criatividade em um dos mais belos e emblemáticos pontos da cidade.
Leia a matéria na íntegra em: Veja Rio
Acesse nossa Loja de Imóveis e me chame para uma conversa. « Guleal.com »
Vamos te ajudar a encontrar um lugar para viver tudo que você merece nessa vida. Invista em você e tenha um patrimônio sólido a sua escolha nos 4 melhores lugares do estado do Rio de Janeiro!